AS DIFICULDADES DE TRABALHAR E ESTUDAR AO MESMO TEMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Ronaldo Bezerra de Castro
  • Marcela de Castro Ferracioli

Resumen

Cursar uma graduação e trabalhar são, muitas vezes, ações paralelas comuns aos discentes ingressantes na educação superior. De maneira geral, a razão pela qual esse discentes trabalham e estudam simultaneamente é a busca pela melhoria da condição financeira. O presente estudo apresenta um relato de experiência sobre as dificuldades de ajustar horários, atividades e estudos das disciplinas propostas pelo curso de Licenciatura em Educação Física com a rotina de trabalho para sustento da família. É comum observar como são muitos os casos de alunos de graduação que precisam trabalhar enquanto estudam. Desta forma, o objetivo deste relato é apresentar os desafios encontrados pelo aluno que estuda e trabalha a partir da visão do mesmo. Foi possível observar que, apesar de ser um período difícil e conturbado com relação ao tempo e às cobranças, para se conseguir cursar uma graduação e trabalhar ao mesmo tempo, se faz necessário organizar adequadamente os horários para cada atividade, dentro de um cronograma semanal, e aproveitar as “folgas” para estudar. Além disso, ficou evidente a importância de, na medida do possível, evitar que os conteúdos das aulas sejam acumulados quanto à leitura, revisão e atividades a serem entregues nas disciplinas. Ainda, conclui-se que muita dedicação e força de vontade, evitando se abater com essas dificuldades, deve-se pensar que esse período é importante e momentâneo e que posteriormente as possibilidades de emprego e qualificação do trabalho são mais amplas, se empenhando nas ações que realmente são de interesse do aluno e não apenas necessidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Bezerra de Castro, R., & Ferracioli, M. de C. (2017). AS DIFICULDADES DE TRABALHAR E ESTUDAR AO MESMO TEMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4924. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29948

Número

Sección

II Encontro de Iniciação Acadêmica