AVALIAÇÃO DA ACEITABILIDADE DE CACHAÇAS ARTESANAIS PRODUZIDAS NO ESTADO DO CEARÁ
Resumen
A cachaça artesanal, conhecida como cachaça de alambique, é fabricada utilizando-se processos tecnológicos tradicionais e apresenta características sensoriais típicas. Assim, este trabalho objetivou avaliar a aceitabilidade de cachaças artesanais produzidas no estado do Ceará. Três amostras comerciais de cachaça do tipo artesanal (C1, C2 e C3) obtidas no comércio local de Fortaleza, CE foram submetidas a testes de aceitação global e atitude de compra, no Laboratório de Análise Sensorial do Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará. Participaram dos testes 60 consumidores de cachaça, maior de 18 anos. Utilizou-se escala hedônica não estruturada de 9,0cm, ancorada em “desgostei muitíssimo” e “gostei muitíssimo” para avaliar a aceitação global e uma escala estruturada de cinco pontos (em que “1= certamente não compraria” e “5=certamente compraria”) para medir a atitude de compra dos consumidores. Os dados foram analisados empregando-se análise de variância e Teste de Tukey e histogramas de frequência. Os participantes, em sua maioria, eram universitários, com faixa etária entre 18 e 25 anos, 60% do sexo masculino e 40% feminino. Não houve diferença significativa (p>0,05) entre as amostras testadas em relação à aceitação global, demonstrando que os consumidores gostaram igualmente das amostras. Em relação à atitude de compra, a que obteve maior percentual (50%) de atitude positiva foi a amostra C1, fabricada no Maciço de Baturité e a que atingiu maior percentual (33,3%) de atitude negativa de compra, foi a amostra C3, fabricada na região da Ibiapaba. Concluiu-se que as amostras testadas alcançaram igual aceitabilidade e a amostra produzida no Maciço de Baturité, alcançou melhor resultado de intenção de compra junto aos consumidores.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Sousa, L. L. dos S., Costa, V. da S., Teixeira Lopes, M. M., Rodrigues, M. do C. P., & Rodrigues, M. do C. P. (2017). AVALIAÇÃO DA ACEITABILIDADE DE CACHAÇAS ARTESANAIS PRODUZIDAS NO ESTADO DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4954. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29978
Número
Sección
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.