O PARFOR NA REGIÃO NORDESTE: AVALIAÇÃO DO PROGRAMA POR MEIO DE INDICADORES EDUCACIONAIS
Resumen
O PARFOR (PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA), na modalidade presencial é um programa emergencial instituído para atender o disposto no artigo 11, inciso III do Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009 e implantado em regime de colaboração entre a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), os estados, municípios, o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior – IES. O projeto a ser apresentado tem como objetivo avaliar o PARFOR de alguns estados da região Nordeste a fim de identificar possíveis indicadores que possam expressar o resultado obtido pelo programa, tais como: valorização do magistério, evasão, melhores alternativas profissionais, informação, entre outros, assim como os detalhes dos mesmos. Será apresentado um pouco sobre o PARFOR de alguns estados do Nordeste que possuem o programa, sendo evidenciadas as instituições responsáveis pela execução do mesmo, assim como os cursos que elas ofertam. Serão apresentadas, também, algumas dúvidas frequentes a respeito do programa PARFOR além do esclarecimento das mesmas. Até o final de 2016, foram implantadas 2.890 turmas, em 509 municípios, localizados em 24 unidades da federação. Nesse período, o PARFOR atendeu professores oriundos de 3.282 municípios brasileiros e de 28.925 escolas. Até aquele ano, o programa registrava 36.871 professores cursando uma licenciatura e 34.549 formados (Dados coletados do site da fundação Capes – Ministério da Educação). Com isso, pode ser visto o quanto o PARFOR demonstra eficiência, quais medidas o afetam negativamente e o que pode ser sugerido para corrigi-las.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Junior, E. M. do N., Silva Flor, L. M., & Braga, A. E. (2017). O PARFOR NA REGIÃO NORDESTE: AVALIAÇÃO DO PROGRAMA POR MEIO DE INDICADORES EDUCACIONAIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5336. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30360
Número
Sección
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.