REJEIÇÃO ALIMENTAR INFANTIL: ESTRATÉGIAS PARA REVERTER ESSA REALIDADE
Resumen
O objetivo do projeto resume-se em promover uma educação alimentar às crianças matriculadas na Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC), de modo que as crianças desenvolvam o consumo consciente de alimentos saudáveis, com ênfase nas frutas e verduras. A metodologia utilizada foi baseada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil visto que foram desenvolvidas atividades lúdicas que propiciaram às crianças, o conhecimento do mundo que as cercam, e essas diretrizes direcionam como as atividades devem ser trabalhadas em escolas. O projeto englobou todas os alunos da UUNDC, totalizando 56 crianças, e teve como foco atividades que estimularam as crianças a escolherem seus alimentos, optando pelo saudável, de maneira consciente. As atividades foram desenvolvidas semanalmente, utilizando ferramentas lúdicas de aprendizagem como contação de estórias, teatro de fantoches, preparação de alimentos com a participação das crianças e feirinhas de alimentos, a fim de familiarizar as crianças com sua autonomia de escolha consciente no consumo de seus alimentos. Também foi desenvolvida outra atividade mensalmente, a pesagem das crianças com a finalidade de observar possíveis riscos de sobrepeso e obesidade nas mesmas. Em paralelo foram aplicados questionários sobre os hábitos alimentares das crianças em suas residências. Neste trabalho espera-se obter melhorias nos hábitos alimentares das crianças da UUNDC, bem como melhor aceitação das merendas que lhes são ofertadas.Descargas
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Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Odorico de Araujo, S., Azevedo, J. V., Pereira Mendes, A. E., Carvalho, D. V., Tavares Sampaio, T. M., & Nilka de Oliveira, M. (2017). REJEIÇÃO ALIMENTAR INFANTIL: ESTRATÉGIAS PARA REVERTER ESSA REALIDADE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5449. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30473
Número
Sección
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licencia
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