CORPO PULSANTE: UMA EXPERIÊNCIA DE AUTOPERCEPÇÃO

Autores

  • JeÍsa Rodrigues Fontenele
  • Renata Fernandes Caldas
  • Tharyn Stazak de Freitas

Resumo

Um dos desafios do PIBID Teatro da UFC tem sido articular sua atuação num contexto de transição e implantação do tempo integral junto à EEMTI Matias Beck, localizada no bairro Vicente Pinzón em Fortaleza. Neste sentido, apresenta-se a proposta de intervenção junto à disciplina de Teatro: Corpo Pulsante - uma das eletivas oferecidas aos educandos para compor a sua carga horária. Pensando o corpo enquanto experiência, propõe-se que os participantes vivenciem momentos orientados para a experimentação corporal individual e coletiva, buscando, através da pesquisa e da autopercepção, a (re)descoberta de suas possibilidades e potencialidades. Objetiva-se construir um espaço acolhedor, livre de conceitos pré-concebidos com relação ao corpo e ao estar no mundo. Partindo da proposta da Educação Somática, que compreende o corpo também enquanto uma construção individual de percepções, a sala de aula passa a ser ambiente de pesquisa minuciosa de si através do aprendizado pela vivência. As atividades ocorrerão no período de setembro a dezembro de 2017, uma vez por semana, com encontros de aproximadamente uma hora e trinta minutos de duração. Organizada em três módulos, a disciplina contará com: 1) exercícios de educação somática, 2) exercícios do sistema Laban de movimento e 3) jogos do Teatro do Oprimido; sendo o último módulo voltado para a construção de trabalhos cênicos a serem apresentados ao final da disciplina. Serão utilizados estímulos sonoros e materiais, com a prerrogativa de retirar os participantes de um lugar cotidiano de uso do corpo e ampliar os cenários de atuação dos mesmos. Espera-se, ao final das atividades, que os educandos tenham flexibilizado seu campo de percepção corporal de si mesmos e expandido o fluxo de conexões possíveis dentro da coletividade, proporcionando o desenvolvimento positivo no seu fazer teatral e a melhoria e fortalecimento de suas relações subjetivas consigo e com a comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Fontenele, J. R., Caldas, R. F., & Stazak de Freitas, T. (2017). CORPO PULSANTE: UMA EXPERIÊNCIA DE AUTOPERCEPÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5620. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30644

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência