EDUCAÇÃO AMBIENTAL, UMA PRÁTICA MULTIDIMENSIONAL
Resumo
A prática educativa voltada ao entendimento do espaço em que o individuo ocupa e o papel que exerce sobre a sociedade se torna primordial na construção de uma sociedade mais igualitária. O pensamento crítico deve ser fomentado no ambiente escolar através de atividades que englobem temas curriculares de forma convidativa aos alunos do ensino básico. O presente trabalho objetiva apresentar uma reflexão conceitual e prática acerca da prática educativa no âmbito do Pibid, Subprojeto de Educação Inclusiva. O relato apresenta a proposição de atividades a serem realizadas em um projeto de ducação Ambiental na Escola Municipal Vicente Fialho. Ele objetiva efetuar uma conexão de múltiplos saberes, para despertar o pensamento crítico e levar à busca de soluções para os problemas cotidianos. Propomos atividades de entendimento individual, até a compreensão do papel que cada um exerce no espaço em que está inserido, para que os estudantes reflitam de forma coletiva sobre a organização: casa, escola e cidade. Segundo Mousinho (2003) Educação Ambiental é um processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais. Desenvolve-se num contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas a mudança cultural, mas também a transformação social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política. Para Morin (1990) a complexidade é efetivamente o tecido de acontecimentos, ações, interações, retroações, determinações e acasos que constituem nosso mundo fenomênico. A multidimensionalidade no ensino implica em não se deter apenas em um aspecto dentro da educação quando se objetiva algum conhecimento especifico. Somente podemos chegar a uma compreensão mais pertinente dos problemas, na busca de soluções se ampliarmos nossa visão. (MALANGA, 2003).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Moreira, L. S., & Limaverde Gomes, A. L. (2017). EDUCAÇÃO AMBIENTAL, UMA PRÁTICA MULTIDIMENSIONAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5634. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30658
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.