O ALCANCE DA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL UFC/FACED PARA A COMUNIDADE DE FORTALEZA
Resumen
O presente trabalho enseja comunicar as atividades realizadas no período de 2015 a 2017, no âmbito do Projeto Atendimento Educacional Especializado (AEE-FACED), em parceria com o Centro de Referencia em Atendimento Educacional Especializado (CREAECE), na investigação sobre a aprendizagem de sujeitos com deficiência intelectual (construção de estudos de caso). Referida intervenção contou ainda com diagnóstico e apoio na elaboração de todas as etapas do estudo de caso e do plano de AEE (Atendimento Educacional Especializado). A contribuição também se deu nas escolas da rede municipal e foi ainda mais significativa, pois além de fazermos atendimentos e compormos estudos de casos junto à professora do AEE, o projeto contemplou o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas nas salas de aulas do ensino comum, com acompanhamentos semestrais de alunos com deficiência na própria sala de aula, e possibilitou a realização de aulas mais interessantes para estes sujeitos (metodologias voltadas para a participação dos sujeitos historicamente excluídos dentro do contexto cotidiano das escolas, com a participação dos alunos da disciplina de Práticas em Educação inclusiva. Além desses ganhos, ainda desenvolvemos atendimentos, na sala de AEE da UFC/FACED, abertos a comunidade com crianças e adultos público-alvo da Educação Especial, com a participação de projetos de pesquisa ligados ao Programa de Pós- graduação em Educação (PPGE). Todas as atividades foram supervisionadas pela coordenadora do projeto, desenvolvidas dentro de plano de ação que objetivava fazer da escola um lugar de práticas colaborativas capaz de refletir sobre as necessidades da sociedade.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Lustosa, F. G., Silva, M. S., França, N. M. de S., Ferreira, C., & Lustosa, F. G. (2017). O ALCANCE DA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL UFC/FACED PARA A COMUNIDADE DE FORTALEZA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5671. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30695
Número
Sección
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.