MEGASHOP NORDESTE E AS TRANSFORMAÇÕES NO ESPAÇO METROPOLITANO DE FORTALEZA
Resumen
A instalação de empreendimentos industriais no espaço metropolitano de Fortaleza – (EMF), expandiu o tecido urbano e o terciário para além da capital cearense, aumentando assim, o fluxo de pessoas, prestações de serviços, comércio e o processo de metropolização. Em Maracanaú – CE, será construído o Megashop Nordeste – (MN), fixo espacial que projeta ser o “Maior Shopping Popular da América Latina” de atacado e varejo. O espaço de sua construção onde outrora funcionava a Concreto Premoldado Industrial do Nordeste - (Concretopolis), se refuncioaliza, metamorfoseando um espaço de produção em comercialização. O MN pretende atrair novos e tradicionais comerciantes confeccionistas do EMF com estratégias locacionais, estruturais, diversificação dos serviços, comércio virtual e apoio do SEBRAE. O objetivo do trabalho é compreender como o MN poderá ocasionar a expansão do comércio confeccionista para o fixo e quais os impactos na economia e estrutura urbana metropolitana. Como metodologia foi realizada busca documental, levantamento bibliográfico e trabalho de campo. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa do tipo estudo de caso. Os resultados parciais analisados foi que mesmo não finalizado, o MN será forte concorrente de tradicionais mercados confeccionistas de Fortaleza, com grande possibilidade de atrair comerciantes para este fixo, além disto, há tendência do processo de gentrificação, haja vista, valorização de residências, aumento no valor do solo nas proximidades do shopping e atração de novos empreendimentos imobiliários terciários motivados pelo MN. Concluímos que atividades terciárias a exemplo dessa, contribuem na metropolização, pois a integração, interligação dos espaços da produção e comercialização com fluxo de pessoas mercadorias e serviços, se evidencia no espaço concreto e virtual, logo o MN terá grande potencial para fortalecer o EMF na rota do comércio da produção confeccionista em escala internacional e causar transformações na dinâmica do EMF.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Antony Noberto de Queiroz, E., & Maria Vieira Muniz, A. (2021). MEGASHOP NORDESTE E AS TRANSFORMAÇÕES NO ESPAÇO METROPOLITANO DE FORTALEZA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2208. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75331
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.