AVALIAÇÃO PARCIAL DO PROJETO DE APOIO AO ACOLHIMENTO E PERMANENCIA DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS-INGLÊS E SUAS LITERATURAS.

Autores/as

  • Raul Rodrigo Holanda de Oliveira
  • Albert Cristian Dutra da Mota
  • Andreia Turolo da Silva

Resumen

O Projeto de Apoio ao Acolhimento e Permanência dos Alunos no Curso de Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas (77) surgiu da necessidade de compreender mais sobre o universo do curso, seus alunos, professores e suas articulações dentro e fora da universidade para, assim, propor melhorias que possam combater, principalmente, dois problemas que o curso vem enfrentando: a retenção e a evasão dos alunos. Ciente dessa vulnerabilidade, o projeto procura trabalhar o ambiente da universidade para alunos calouros através de eventos de recepção dos alunos no início dos períodos letivos; palestras com convidados internos e externos; treinamentos na biblioteca; dinâmicas e jogos que promovam interação entre os estudantes; rodas de conversa com os bolsistas, ingressantes e alunos veteranos; orientação de processos administrativos da universidade como solicitação de bolsas e matrículas; e criação de website reunindo informações e notícias relevantes sobre o curso a fim de fortalecer o vínculo aluno-curso-coordenação. O projeto trabalha também no Plano de Melhoria do Curso, no que se refere à renovação do seu Projeto Político-Pedagógico, programas de disciplinas, estrutura curricular, trabalho de conclusão de curso, etc. Já acima mencionado, o impacto esperado deste projeto é a melhor compreensão dos problemas enfrentados pelos alunos do curso, bem como uma melhor assistência, por parte da coordenação. Como indicadores, foram utilizados os dados das pesquisas com o corpo discente, os relatórios da Avaliação Institucional (coordenação, infraestrutura e corpo docente) e relatórios do fluxo de matrículas gerados pelo SIGAA. Apesar de observarmos uma melhora nos resultados desses indicadores, julgamos que ainda são incipientes, já que o projeto está em andamento há apenas seis meses até o momento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Holanda de Oliveira, R. R., Dutra da Mota, A. C., & Turolo da Silva, A. (2017). AVALIAÇÃO PARCIAL DO PROJETO DE APOIO AO ACOLHIMENTO E PERMANENCIA DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS-INGLÊS E SUAS LITERATURAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4356. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29380

Número

Sección

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação