AVALIAÇÃO PARCIAL DO PROJETO DE APOIO AO ACOLHIMENTO E PERMANENCIA DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS-INGLÊS E SUAS LITERATURAS.
Resumen
O Projeto de Apoio ao Acolhimento e Permanência dos Alunos no Curso de Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas (77) surgiu da necessidade de compreender mais sobre o universo do curso, seus alunos, professores e suas articulações dentro e fora da universidade para, assim, propor melhorias que possam combater, principalmente, dois problemas que o curso vem enfrentando: a retenção e a evasão dos alunos. Ciente dessa vulnerabilidade, o projeto procura trabalhar o ambiente da universidade para alunos calouros através de eventos de recepção dos alunos no início dos períodos letivos; palestras com convidados internos e externos; treinamentos na biblioteca; dinâmicas e jogos que promovam interação entre os estudantes; rodas de conversa com os bolsistas, ingressantes e alunos veteranos; orientação de processos administrativos da universidade como solicitação de bolsas e matrículas; e criação de website reunindo informações e notícias relevantes sobre o curso a fim de fortalecer o vínculo aluno-curso-coordenação. O projeto trabalha também no Plano de Melhoria do Curso, no que se refere à renovação do seu Projeto Político-Pedagógico, programas de disciplinas, estrutura curricular, trabalho de conclusão de curso, etc. Já acima mencionado, o impacto esperado deste projeto é a melhor compreensão dos problemas enfrentados pelos alunos do curso, bem como uma melhor assistência, por parte da coordenação. Como indicadores, foram utilizados os dados das pesquisas com o corpo discente, os relatórios da Avaliação Institucional (coordenação, infraestrutura e corpo docente) e relatórios do fluxo de matrículas gerados pelo SIGAA. Apesar de observarmos uma melhora nos resultados desses indicadores, julgamos que ainda são incipientes, já que o projeto está em andamento há apenas seis meses até o momento.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Holanda de Oliveira, R. R., Dutra da Mota, A. C., & Turolo da Silva, A. (2017). AVALIAÇÃO PARCIAL DO PROJETO DE APOIO AO ACOLHIMENTO E PERMANENCIA DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS-INGLÊS E SUAS LITERATURAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4356. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29380
Número
Sección
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.