AVALIAÇÃO DO CURSO RECÉM-INGRESSO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO À GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
Resumo
Introdução: O ingresso na Universidade é um marco significativo na vida do jovem, pois a escolha de uma profissão denota marco para uma nova fase. Porém, evasões tem sido observadas e, para minimizar a evasão no curso de Enfermagem, o curso Recém-ingresso, promovido pelo Programa de Educação Tutorial, objetiva apresentar aos alunos as temáticas da área de atuação. Objetivo: Avaliar o Curso Recém-Ingresso quanto à qualidade das aulas ministradas. Metodologia: Estudo quantitativo, transversal, realizado a partir da avaliação das aulas ministradas pelos alunos integrantes do PET Enfermagem UFC no “Curso de Recém-Ingresso: Atuação do Enfermeiro nos Diferentes Níveis de Atenção”, realizado no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC), entre julho e agosto de 2017, com 19 discentes do primeiro e segundo semestres, com duração de 40 horas. Para avaliação, foi aplicado um questionário estruturado com as opções de classificação: excelente, ótima, boa e regular. Os dados foram tabulados no Excell. Resultados: Dentre as respostas dos participantes, as aulas com maiores percentuais de conceito excelente foram: Prevenção Ginecológica (100%) e Planejamento Familiar (94,7%). O curso foi considerado de ótima aceitação entre os participantes, tendo em vista que 86,7% das aulas ministradas obtiveram maior número de classificação “excelente”. Acerca dos pontos negativos, 36,8% responderam como crítica a “mudança no horário da programação do curso”. Nos pontos positivos, 26,3% relataram que a aula prática foi um diferencial na aprendizagem, 36,8% comentaram acerca da boa didática dos petianos, e 21% ressaltaram a oportunidade de interação entre os calouros. Conclusão: Conclui-se que a realização do curso recém ingresso contribui de forma positiva na vida acadêmica dos calouros, por facilitar na aprendizagem quando os conteúdos forem vistos posteriormente na graduação, e ajuda a construir no início da graduação uma melhor percepção da abrangência da profissão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Lopes, T. S. de S., Cartaxo Freitas, F. M., Sampaio Junior, H. L., Silva Gomes, M. L., Moura Barbosa Castro, R. C., & Aquino, P. de S. (2017). AVALIAÇÃO DO CURSO RECÉM-INGRESSO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO À GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4516. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29540
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.