ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE ESTRATÉGIAS DE TOMADAS DE NOTAS E O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO ORAL NO ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ACADÊMICOS NO NUCLI-IDIOMAS SEM FRONTEIRAS
Resumo
O presente trabalho, que consiste em estratégia didático/pedagógica, procurou investigar a relação entre o ensino formal e explícito de estratégias de tomada de notas e o desenvolvimento da habilidade oral de alunos com diferentes níveis de proficiência na língua Inglesa, de acordo com a divisão de níveis dada pela plataforma My English Online, dos cursos de Produção Oral da Língua Inglesa do Núcleo de Línguas (NucLi-IsF). Buscou-se fazer uma análise entre os níveis dos alunos e as suas habilidades de fazer anotações de acordo com a sua compreensão oral, antes e depois de serem expostos a uma aula específica para o desenvolvimento da habilidade de tomada de notas, uma vez que um dos objetivos dos cursos do NucLi é preparar o aluno para o ingresso em universidades estrangeiras. Nesse contexto, estudos apontam que a habilidade de fazer anotações durante aulas é essencial, promovendo a aprendizagem e a retenção dos conteúdos tratados nas aulas/palestras (MUELLER, OPPENHEIMER,2014). Nosso trabalho foi dividido em três momentos: inicialmente os alunos assistiram à um TED-Talk, fizeram suas anotações no formato e língua de seu critério e responderam a um questionário de compreensão do TED-Talk, podendo para isso consultar suas anotações. Em seguida, foi ministrada uma aula com foco em estratégias de tomada de notas, instruções e atividades práticas a fim de aprimorar essa habilidade nos alunos. Por fim, os alunos assistiram a outro TED-Talk, em que realizaram tomada de notas para responder a um novo questionário de compreensão oral. Os questionários buscaram identificar se os alunos conseguiram compreender a ideia principal e conteúdo específico do TED-Talk. Ao fim do trabalho, pudemos demonstrar como o ensino formal da habilidade de tomada de notas traz benefícios para o desenvolvimento da habilidade de compreensão oral dos alunos de diferentes níveis no contexto acadêmico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Campelo de Sa, J., Sales, L. A., & Turolo da Silva, A. (2017). ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE ESTRATÉGIAS DE TOMADAS DE NOTAS E O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO ORAL NO ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ACADÊMICOS NO NUCLI-IDIOMAS SEM FRONTEIRAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5640. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30664
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.