LAS VOCES FEMENINAS EN COMO AGUA PARA CHOCOLATE:

Una propuesta didáctica de español para el análisis literario en la enseñanza media

Autores

  • Maria Édina Moura GOMES Instituto Federal de Educação, Ciencia y Tecnología de Ceará - Campus Crato (IFCE)
  • Francisca Vanessa Pereira dos ANJOS Instituto Federal de Educação, Ciencia y Tecnología de Ceará - Campus Crato (IFCE)
  • Pedro Saraiva dos SANTOS JUNIOR

Palavras-chave:

literatura e gênero;, poder;, didática do espanhol.

Resumo

Este estudo investiga o papel das vozes femininas no romance Como água para
chocolate, de Laura Esquivel, a partir de uma perspectiva literária e sociocultural.
Por meio de uma abordagem qualitativa baseada em pesquisa bibliográfica e análise crítica, o trabalho examina as relações de poder e os papéis de gênero na narrativa, dialogando com teóricos como Butler (1990), Foucault (1975) e Cristal (2022). Além disso, a pesquisa propõe uma estratégia didática para o ensino do espanhol como língua estrangeira (ELE), alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de desenvolver habilidades de análise crítica em estudantes do ensino médio. A proposta incentiva uma leitura reflexiva que relaciona literatura, identidade e resistência, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-08-26

Como Citar

GOMES, M. Édina M., ANJOS, F. V. P. dos, & SANTOS JUNIOR, P. S. dos. (2025). LAS VOCES FEMENINAS EN COMO AGUA PARA CHOCOLATE:: Una propuesta didáctica de español para el análisis literario en la enseñanza media. REVISTA ELETRONICA DO GEPPELE, 13. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/geppele/article/view/96026