LAS VOCES FEMENINAS EN COMO AGUA PARA CHOCOLATE:
Una propuesta didáctica de español para el análisis literario en la enseñanza media
Palavras-chave:
literatura e gênero;, poder;, didática do espanhol.Resumo
Este estudo investiga o papel das vozes femininas no romance Como água para
chocolate, de Laura Esquivel, a partir de uma perspectiva literária e sociocultural.
Por meio de uma abordagem qualitativa baseada em pesquisa bibliográfica e análise crítica, o trabalho examina as relações de poder e os papéis de gênero na narrativa, dialogando com teóricos como Butler (1990), Foucault (1975) e Cristal (2022). Além disso, a pesquisa propõe uma estratégia didática para o ensino do espanhol como língua estrangeira (ELE), alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de desenvolver habilidades de análise crítica em estudantes do ensino médio. A proposta incentiva uma leitura reflexiva que relaciona literatura, identidade e resistência, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada.