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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v16i1.95909

Palabras clave:

Leonilson; Fetichismo; Artes visuais; Estética; Gay.

Resumen

Neste artigo, reflito sobre práticas de BDSM na obra do artista cearense Leonilson a partir da mostra “Leonilson: agora e as oportunidades”, que ocorreu de 23 de agosto a 17 de novembro de 2024, no Museu de Arte de São Paulo (MASP). Diante de um “Leonilson tardio” e a partir das obras Slave (1990), O que você desejar, o que você quiser eu estou pronto para servi-lo (1990) e Don’t be sweet; use violence with me (1991), busco na melancólica ideia de “citacionismos” do artista uma experiência estética do sadomasoquismo erótico para além da representação do desejo. Nesses três trabalhos, defendo que o desejo e o fetiche são as próprias obras apresentadas. Como pode a obra artística de Leonilson contribuir na imaginação de uma visualidade do BDSM, principalmente, em um momento depois da AIDS e através da experiência gay na Geração de 80?

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Biografía del autor/a

Ribamar José de Oliveira Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor substituto do Departamento de Expressão e Linguagens (DEL) e pós-doutorando na Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ com período sanduíche na York University (YorkU), Canadá. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Jornalismo Cultural pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Gênero e Sexualidade na Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Cariri (UFCA).

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Publicado

2025-11-04

Cómo citar

Oliveira Junior, R. J. de. (2025). Título Padrão. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 16(1), 213–224. https://doi.org/10.36517/psg.v16i1.95909

Número

Sección

Dossiê "Sobre a Melancolia. Estranhezas entre a Estética e a Política"