Título Padrão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/rdl.v2i43.94255

Resumen

O presente artigo tematiza o fenômeno da intertextualidade presente em um texto pictórico derivado de uma obra literária, mais especificamente, uma prática intertextual hiperestética (PIH), a tela Iracema (1924), de Lucílio de Albuquerque, que transforma a obra literária Iracema: lenda do Ceará, de José de Alencar, em pintura. Diante disso, este trabalho tem por objetivo analisar as mensagens linguística, plástica e icônica, bem como os parâmetros intertextuais flagrados na peça pictórica, com base no quadro  teórico-metodológico para análise de PIH adaptado por Sousa (a sair), a partir das propostas de Nobre (2014) e de Silva (2016). Para tanto, recorremos, como aporte teórico-metodológico de nosso estudo, aos trabalhos de Genette (2010), Nobre (2014), Silva (2016) e Sousa (a sair). Para mais, as análises revelaram que a tela Iracema (2024) adapta uma passagem pontual do texto fonte. Tal reconhecimento é possibilitado pela leitura de elementos linguísticos/discursivos, plásticos e icônicos presentes na obra e pela manutenção de referentes do hipotexto. A respeito dos parâmetros intertextuais, foi constatado, concernente ao parâmetro funcional, uma relação de captação para a convergência, uma vez que o novo texto não subverte o texto original; relativo à hierarquia do parâmetro constitucional, no parâmetro composicional, é observada uma relação de derivação, uma vez que o hipertexto é formado integralmente pelo hipotexto e este não figura apenas como um fragmento em um texto maior; no parâmetro formal, temos uma adaptação da obra original; no parâmetro referencial, é flagrado um maior grau de explicitude, em especial, pelo título do novo texto ser composto pelo nome da personagem-título da obra original. Por fim, referente ao parâmetro estilístico, o hipertexto foi produzido sob influência de uma escola vanguardista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2004), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2009) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2014). Atualmente é professor Adjunto Classe C Nível IV da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Atua como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem PPGLin/Unilab (2023-2025).

, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Possui Graduação em Letras - Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Ceará (2013); Especialização em Ensino de Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual do Ceará (2018); Especialização em Literatura e Ensino, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2023); e Mestrado em Estudos da Linguagem, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (2024), também é professora efetiva da rede estadual de ensino do Estado do Ceará. Tem experiência na área de ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas.

, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Ceará (2013); Especialização em Ensino de Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual do Ceará (2018); Especialização em Literatura e Ensino, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2023); e Mestrado em Estudos da Linguagem, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (2024), também é professora efetiva da rede estadual de ensino do Estado do Ceará. Tem experiência na área de ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas.

Publicado

2025-07-01

Cómo citar

CABRAL NOBRE , Kennedy; OLIVEIRA DE SOUSA, Antonia Karoline; OLIVEIRA DE SOUSA, Antonia Karine. Título Padrão. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 43, p. 181–195, 2025. DOI: 10.36517/rdl.v2i43.94255. Disponível em: https://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/94255. Acesso em: 5 dic. 2025.