ACESSIBILIDADE E PROEMINÊNCIA EM REDE A CONSTRUÇÃO DOS REFERENTES “ELE(S)” NA TIRINHA DE ARMANDINHO
A CONSTRUÇÃO DOS REFERENTES “ELE(S)” NA TIRINHA DE ARMANDINHO
DOI:
https://doi.org/10.36517/rdl.v2i43.94354Palavras-chave:
acessibilidade, proeminência discursiva, redes referenciaisResumo
Este artigo visa a demonstrar a construção da acessibilidade de referentes implícitos, identificados pelo pronome “ele/s”, sem antecedente ou sem âncora direta, através de fatores de proeminência observados nas redes referenciais das tirinhas do personagem Armandinho. À vista disso, respaldamo-nos não só em autores da Linguística Textual, como Matos (2018) e Cavalcante et al. (2022), que propõem a noção de redes referenciais em perspectiva sociocognitiva, e Costa (2007), que aplica a noção de acessibilidade à análise da referenciação; mas também em autores da Pragmática Discursiva, como Ariel (1988; 1996; 2001), cuja Teoria da Acessibilidade é adaptada à abordagem da proeminência discursiva de Heusinger e Schumacher (2019), como fenômeno dinâmico, atrativo e relacional. Analisamos uma amostra de dez (10) tirinhas, porém trazemos à discussão um exemplar a partir do qual analisamos dois (2) referentes implícitos relacionados em rede. Utilizamos uma abordagem descritivo-explicativa, de modo a observar a contribuição de determinados fatores de proeminência selecionados para análise, os quais mais tenderam a contribuir para a ativação mental desses referentes implicitados. Os fatores por nós considerados os mais relevantes foram as pistas de concessão de destaque referencial pela agentividade e topicidade, pela não competitividade, pela atratividade nas relações de ancoragem e pelo givenness enciclopédico. Assim, apontamos que a análise relacional dos referentes em rede, não apenas pela forma linguística, mas por pistas de proeminência que incluem os fatores enciclopédicos poderá ser um meio profícuo para se analisar a acessibilidade, especialmente a de referentes implícitos nos textos.
PALAVRAS-CHAVE: Acessibilidade. Proeminência discursiva. Redes referenciais.
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