POLÍTICAS DE MATURAÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS LOCACIONAIS DAS COMPANHIAS MULTINACIONAIS AUTOMOTIVAS E AO SISTEMA NACIONAL DE INOVAÇÃO

Authors

  • José Carlos de Jesus Lopes

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v5i1.32083

Keywords:

Aglomeração industrial – Cluster. estratégias locacionais. Sistema nacional de inovação. Companhias automotivas. Produção flexível.

Abstract

Objetiva-se neste trabalho fazer uma análise sobre asfuturas políticas complementares para a maturação dosClusters automotivos, implantados na Região Metropolitanade Curitiba – RMC. A problemática deste artigoestá centrada na necessidade de constantesimplementações de inovações tecnológicas para queocorra a maturação dos aglomerados industriais localizadosna RMC. Este artigo está fundamentado porautores, que tratam da globalização e da aglomeraçãoindustrial vigente. O ponto central passa pelo diálogosobre o modo de produção capitalista, tendo comobase as novas estratégias locacionais dos complexosindustriais automotivos, por conta da formação daaglomeração industrial – cluster. Ao longo desta pesquisa,foi possível antever, de forma estratégica, a necessidadede implantação de novas políticas de maturação,por conta das instituições responsáveis pela manutençãodos clusters automotivos nas regiões politicamentedelimitadas, tal como na RMC.

Author Biography

José Carlos de Jesus Lopes

Doutorando em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná - UFPR.Doutorando em Ciências Empresariais, pela Universidade do Sul de Sana Catarina - UNISUL e Universidad del Museo Social de Argentina - UMSA. Professor de Graduação e de Pós Graduação (Especialização)

Published

2007-06-29

How to Cite

Lopes, J. C. de J. (2007). POLÍTICAS DE MATURAÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS LOCACIONAIS DAS COMPANHIAS MULTINACIONAIS AUTOMOTIVAS E AO SISTEMA NACIONAL DE INOVAÇÃO. Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management, 5(1), 45–58. https://doi.org/10.19094/contextus.v5i1.32083

Issue

Section

Articles