MODELO PARA ANÁLISE DO BALANÇO SOCIAL: O CASO AZALÉIA

Autores/as

  • Jayme Marcos Aben Athar Neto

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v4i2.32079

Palabras clave:

Responsabilidade Social, Balanço Social, Indicadores, Análise.

Resumen

No contexto comercial do século XXI, administrar seusnegócios através de uma gestão socialmente responsávelé condição indispensável para qualquer organizaçãoalcançar o sucesso desejado. Nesse sentido, as empresasadotaram o Balanço Social como forma de divulgar eprestar contas, à sociedade, dos investimentos e das açõespraticadas na área social.Contudo, o Balanço Social sugerido pelo Instituto Brasileirode Análises Sociais e Econômicas – IBASE apenas evidencia,de forma bruta, os valores investidos pela empresaem ações de caráter social, podendo, com isso, dificultarsua análise, bem como as compreensão e interpretaçãopelos seus usuários.Este trabalho desenvolve um modelo para análise deprogramas de Responsabilidade Social, fundamentado naanálise dos índices (quocientes) formados a partir da relaçãoentre indicadores presentes no Balanço Social, e seráaplicado na análise do balanço social da empresa Azaléia.

Biografía del autor/a

Jayme Marcos Aben Athar Neto

Mestre em Ciências Contábeis pela FAF/UERJ – 2004

Publicado

2006-12-29

Cómo citar

Athar Neto, J. M. A. (2006). MODELO PARA ANÁLISE DO BALANÇO SOCIAL: O CASO AZALÉIA. Contextus – Revista Contemporánea De Economía Y Gestión, 4(2), 51–62. https://doi.org/10.19094/contextus.v4i2.32079

Número

Sección

Artículos