TRANSMISSÃO INTERGERACIONAL: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE ALIMENTOS

Autores/as

  • Caroline Pauletto Spanhol
  • Dario de Oliveira Lima Filho
  • Maria de Fátima Evangelista Mendonça Lima

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v8i2.32124

Palabras clave:

Transmissão Intergeracional. Escolha. Alimentos. Comportamento do Consumidor. Marketing.

Resumen

A escolha dos alimentos tem sido estudada por várias áreas do conhecimento, entre elas destacando-se o Marketing, aEconomia, a Psicologia, a Nutrição, a Medicina, a Sociologia e a Antropologia. A área do Marketing e da Economia trata da escolha de produtos, utilizando modelos na maioriaquantitativo-econométricos, ao contrário deste estudo, queutiliza a metodologia qualitativa, baseando-se na teoria da intergeracionalidade, por considerar a escolha, sobretudo ade alimentos, um fenômeno complexo. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez mães residentesna cidade de Campo Grande/MS. A técnica utilizadapara o estudo dos dados é a análise de conteúdo. Os resultados apontam que, além das restrições estruturais, existe apresença do fenômeno da intergeracionalidade como fator importante na escolha de alimentos. Sendo assim, pode-se dizer que no processo de escolha de alimentos está presentea herança simbólica recebida, principalmente da mãe, influenciando as atuais escolhas dos indivíduos por alimentos.

Biografía del autor/a

Caroline Pauletto Spanhol

Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Professor Assistente do Centro de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Economia e Administração.

Dario de Oliveira Lima Filho

Doutorado em Administração de Empresas pela FGV e Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Economia e Administração.

Maria de Fátima Evangelista Mendonça Lima

Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP e Professor Adjunto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Economia e Administração.

Publicado

2010-12-30

Cómo citar

Spanhol, C. P., Lima Filho, D. de O., & Lima, M. de F. E. M. (2010). TRANSMISSÃO INTERGERACIONAL: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE ALIMENTOS. Contextus – Revista Contemporánea De Economía Y Gestión, 8(2), 31–40. https://doi.org/10.19094/contextus.v8i2.32124

Número

Sección

Artículos