O monitoramento de concorrentes na pequena empresa: um estudo de caso em empresa catarinense

Autores/as

  • Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi Cance Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v11i1.32155

Palabras clave:

Monitoramento. Ambiente externo. Concorrentes. Pequena empresa.

Resumen

Entre os inúmeros fatores e variáveis que compõem o ambiente externo, os concorrentes figuram como força relevantepara a compreensão da situação competitiva das empresas. Os pequenos negócios, embora tenham menor disponibilidadede recursos financeiros, humanos e tecnológicos em relação às grandes empresas, precisam empreender a atividade demonitoramento dos concorrentes e encontrar alternativas que viabilizem sua realização. Nesse contexto, o presenteestudo tem por objetivo analisar o processo de monitoramento de concorrentes em uma empresa de pequeno porte, e,para isso, lançou-se mão do método de estudo de caso. Os resultados corroboram outros estudos na área e indicaram quea pequena empresa investigada monitora os concorrentes com pouca ênfase e o faz por meio de fontes pessoais externasà organização.

Biografía del autor/a

Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi Cance, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. Docente permanente do Mestrado Acadêmico em Administração e do Mestrado Profissional em Administração da UDESC.

Publicado

2013-06-30

Cómo citar

Cance, Éverton L. P. de L. (2013). O monitoramento de concorrentes na pequena empresa: um estudo de caso em empresa catarinense. Contextus – Revista Contemporánea De Economía Y Gestión, 11(1), 25–38. https://doi.org/10.19094/contextus.v11i1.32155

Número

Sección

Artículos