Barreiras ao pensamento e ao conhecimento científico: um debate sobre os ídolos do intelecto de Francis Bacon e os obstáculos epistemológicos de Gaston Bachelard

Autores/as

  • Diego de Queiroz Machado Universidade de Fortaleza
  • Fátima Regina Ney Matos Universidade de Fortaleza
  • Leonardo Victor de Sá Pinheiro Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v11i1.32156

Palabras clave:

Pensamento Científico. Conhecimento Científico. Francis Bacon. Gaston Bachelard.

Resumen

Apesar dos debates e das manifestações divergentes entre filósofos da ciência, a produção de conhecimento científicoainda é alvo de diversas discussões. Mesmo separados por três séculos, Francis Bacon e Gaston Bachelard destacam-se nesse contexto de debates pela valorização que ambos dispensaram à problemática e pelas contribuições advindasde suas abordagens. Nesse sentido, este ensaio tem como objetivo analisar as barreiras à evolução do pensamento edo conhecimento científico, mediante reunião, em um único diálogo, dos ídolos do intelecto humano identificados porBacon e dos obstáculos epistemológicos apontados por Bachelard. No caso das ciências administrativas, tal reflexão trazcomo contribuições: o desarraigamento das práticas de senso comum, disseminadas pelas literaturas de negócios não-científicas; o incentivo à incorporação de outros desenhos de investigação, advindos das demais disciplinas científicas,como forma de auxiliar a superação dos obstáculos inerentes aos métodos de pesquisa utilizados na área; a discussãosobre a presença de tais obstáculos no âmbito institucional e sua influência no processo de aprendizagem organizacional.

Biografía del autor/a

Diego de Queiroz Machado, Universidade de Fortaleza

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza.

Fátima Regina Ney Matos, Universidade de Fortaleza

Doutora em administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora adjunta e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza.

Leonardo Victor de Sá Pinheiro, Universidade Estadual do Piauí

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará. Professor efetivo e coordenador do curso de Administração da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Publicado

2013-06-30

Cómo citar

Machado, D. de Q., Matos, F. R. N., & Pinheiro, L. V. de S. (2013). Barreiras ao pensamento e ao conhecimento científico: um debate sobre os ídolos do intelecto de Francis Bacon e os obstáculos epistemológicos de Gaston Bachelard. Contextus – Revista Contemporánea De Economía Y Gestión, 11(1), 39–49. https://doi.org/10.19094/contextus.v11i1.32156

Número

Sección

Artículos