O TRABALHO DOCENTE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM TEMPO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

Autores

  • Robéria Vieira Barreto Gomes Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Francisca Janaina Dantas Galvão Ozório Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira – UNILAB (UNILAB/IFCE) Secretaria Municipal de Ensino de Fortaleza (CE)
  • Petrônio Cavalcante Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira – UNILAB (UNILAB/IFCE) Secretaria Municipal de Ensino de Fortaleza (CE)
  • Querem Hapuque Monteiro Muniz Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

A educação escolar constitui um dos focos de transformação dos sujeitos que frequentam a escola; e os professores, o eixo central para que essas transformações aconteçam de forma produtiva e desafiadora. Este estudo objetivou analisar as orientações estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Fortaleza (CE), em um dos Distritos de Educação, para o atendimento pedagógico domiciliar durante o período de distanciamento social em virtude da COVID-19; conhecer as políticas públicas que regulamentam o atendimento educacional especializado (AEE) para o atendimento pedagógico domiciliar; e investigar as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores do AEE durante o período de distanciamento social. A metodologia empregada foi qualitativa e exploratória, do tipo estudo de caso e análise documental, em que onze professores do AEE que atuam em escolas municipais de Fortaleza (CE) responderam a um questionário semiestruturado a respeito do seu trabalho desenvolvido em tempo de COVID-19. Os resultados evidenciaram que os professores seguem as orientações da SME para esse período de distanciamento social, buscando utilizar o tempo de home office para dar suporte aos demais professores na flexibilização de atividades e orientar as famílias. Concluiu-se que os professores do AEE possuem conhecimento das suas atribuições e das orientações elaboradas pela SME de Fortaleza (CE) a serem desenvol vidas durante esse período. Contudo, elaborar estratégias pedagógicas para trabalhar com os alunos no ambiente domiciliar tornou-se um grande desafio, visto que a maioria dos docentes, em sua formação inicial e continuada, não foi contemplada com ações e práticas para o “atendimento pedagógico domiciliar”.

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Publicado

2021-03-27

Edição

Seção

Artigos