ENTRE CASTAS E VOLUPTUOSAS: AS MULHERES NO TEATRO RODRIGUEANO

Autores

  • Juliana M. G. Carvalho Nascimento Instituto de Cultura e Arte - Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Juliana Carvalho Nascimento

Resumo

Este artigo propõe um trabalho de análise textual do teatro de Nelson Rodrigues, focando-se em determinadas personagens femininas de sua obra dramática. A análise aqui desenvolvida parte de duas categorias de personagens femininas do teatro rodrigueano: as mulheres castas, frias e fiéis, que repudiam a própria beleza e a sexualidade feminina; e as mulheres voluptuosas, belas e transgressoras, que não se enquadram nos padrões de esposa recatada e fiel, experienciando sua sexualidade mediante a traição ou a prostituição – e sendo violentamente punidas por isso. Supõe-se, aqui, que d. Eduarda (da peça Senhora dos afogados) é uma personagem emblemática do teatro de Nelson, na medida em que é constituída por uma ambivalência que a faz possuir traços das duas categorias referidas acima, além de ser vítima de uma violência punitiva e trágica. Supõe-se também que, através dessas personagens e dos seus desfechos trágicos e marcados pela violência de gênero, o teatro rodrigueano reflete o tratamento machista e punitivo que a sociedade brasileira dispensa às mulheres que saem do padrão de esposa/mãe recatada.

Biografia do Autor

Juliana M. G. Carvalho Nascimento, Instituto de Cultura e Arte - Universidade Federal do Ceará (UFC)

Juliana Carvalho Nascimento é atriz e diretora teatral. Bacharel e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, tem doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2016). É professora efetiva da Licenciatura em Teatro do Instituto de Cultura e Arte (ICA), da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

Referências

CAULFIELD, Sueann. Em defesa da honra: moralidade, modernidade e nação no Rio de Janeiro (1918-1940). Campinas, SP: Editora da UNICAMP, Centro de Pesquisa em História Social, 2000.

NASCIMENTO, Juliana M. G. C. Os (des)caminhos das mulheres no teatro de Nelson Rodrigues: uma articulação entre o teatro e a psicanálise. Fortaleza: [s.n.], 2011. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-graduação em Psicologia. Disponível: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2232

PRIORI, Mary del. A Mulher na História do Brasil. São Paulo: Contexto, 1989. (Coleção Repensando a História).

RODRIGUES, Nelson. A menina sem estrela. Memórias. São Paulo: Companhia das Letras, 1993a.

______. Nelson Rodrigues – Teatro completo: volume único. Organização e prefácio de Sábato Magaldi. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1993b.

Downloads

Publicado

2019-01-19