DIÁLOGO ENTRE PESQUISAS CORRELACIONADAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Antonio José Fernandes Ricardo
  • Márcia de Souza Hobold

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i14.6564

Resumo

O presente artigo tem por objetivo dialogar sobre as condições de trabalho docente nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como referência quatro pesquisas realizadas no período compreendido entre 2007 e 2014, encontradas durante o balanço das produções (busca de pesquisas correlacionadas). Além de alertar sobre a escassez de pesquisas sobre a temática condições de trabalho docente nos anos finais do Ensino Fundamental, quando comparadas, as pesquisas apresentam diferenças e semelhanças, evidenciando aspectos recorrentes na rotina diária de professores que atuam em escolas municipais e estaduais de diferentes regiões do Brasil. A partir da leitura das quatro pesquisas e dos resultados por elas apresentados, é possível identificar aspectos recorrentes, como a desvalorização docente, a intensificação do trabalho docente e a flexibilização dos contratos de trabalho, características que se relacionam com a precarização das condições de trabalho docente. Entre os referenciais escolhidos para embasar teoricamente o diálogo proposto, citamos André (2010), Frigotto (2010), Oliveira e Assunção (2010), Borges (2010), Fernandes e Helal (2010) e Marin (2010)

Biografia do Autor

Antonio José Fernandes Ricardo

Mestrando em Educação. Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE , Joinville, SC.

Márcia de Souza Hobold

Doutora em Educação, PUC- SP. Professora do Programa de Mestrado em Educação da  Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE).

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Publicado

2017-03-16

Como Citar

RICARDO, Antonio José Fernandes; HOBOLD, Márcia de Souza. DIÁLOGO ENTRE PESQUISAS CORRELACIONADAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 14, p. 17–29, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i14.6564. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6564. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

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