DIALÉTICA, MARXISMO MULTIDISCIPINAR E OS ESTUDOS DA PSIQUE

Autores

  • Enéas Arrais Neto
  • Rebecca Holanda Arrais

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i12.6572

Resumo

Este texto, redigido sob a forma de ensaio, apresenta primeiras aproximações de uma reflexão que pretende articular a perspectiva tradicional da Dialética marxista, de matiz racionalista e com forte base objetivista, representada pela prioridade dada à Economia Política Crítica como elemento central da análise social, e contribuições de teorias da psique e da fenomenologia de MerleauPonty. Metodologicamente, se conforma como estudo teórico bibliográfico, cotejando obras de vários autores no sentido de vislumbrar a unidade possível entre elementos tidos como opostos. Efetivamente, os autores desenvolvem a ideia de que a Dialética tradicional, com toda a riqueza metodológica que representa, está limitada à perspectiva da consciência, desconsiderando os aportes da psicanálise e da fenomenologia de Merleau-Ponty, que podem representar contribuições inovadoras e enriquecedoras à Dialética, em seu caráter de Metodologia, teoria epistemológica e gnosiológica.

Biografia do Autor

Enéas Arrais Neto

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1981), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1986), Doutorado Sanduiche pelo Institute of Education of the University of London - Uk (1998), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1999), e Pósdoutorado em Filosofia da Arte e Subjetividade pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales-Fr. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Ceará, lotado na FACED/UFC.

Rebecca Holanda Arrais

Graduada pela Universidade Federal do Ceará; Residente da Residência Integrada em Saúde, com ênfase em Cancerologia pela Escola de Saúde Pública do Ceará. Graduada pela Universidade Federal do Ceará; Residente da Residência Integrada em Saúde, com ênfase em Cancerologia pela Escola de Saúde Pública do Ceará.

Downloads

Publicado

2017-03-16

Como Citar

NETO, Enéas Arrais; ARRAIS, Rebecca Holanda. DIALÉTICA, MARXISMO MULTIDISCIPINAR E OS ESTUDOS DA PSIQUE. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 21–40, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i12.6572. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6572. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)