USO DO CONHECIMENTO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES: INSIDERS E OUTSIDERS

Autores

  • Marcelo Santos Marques
  • Rafael Araujo da Costa
  • Vinicius da Silva Vieira

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i6.9308

Resumo

O artigo compreende os resultados parciais de uma pesquisa vinculada à Pró-Reitoria de  Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC/EM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).  A pesquisa é intitulada "Qualificação Profissional e Mercado de Trabalho: Cursos Técnicos Integrados do IFCE e Relações de Trabalho", e tem por objetivo traçar o perfil dos estudantes que concluíram o Curso Técnico em Telecomunicações do Instituto Federal e detectar o grau de satisfação relacionada aos conhecimentos obtidos na Instituição, tomando como elementos de análise: o uso dos conhecimentos técnicos adquiridos e expectativas relacionadas ao desempenho profissional. Como parte do traçado investigativo, aplicou-se um questionário junto aos estudantes que concluíram o Curso e a uma parte daqueles que se encontram trabalhando em área de formação. Além disso, os docentes da Instituição também foram entrevistados. Dois importantes resultados da pesquisa. O primeiro, foi a constatação de que são poucos aqueles que atuam no setor de comunicação à distância, o que revela o caráter seletivo da tecnologia high-tech e o decorrente esvaziamento das oportunidades de trabalho do técnico em telecomunicações. O segundo resultado, no que concerne ao uso dos conhecimentos, foi a conclusão de que quanto mais as matérias do Curso dizem respeito ao exercício das telecomunicações, tanto menos os depoentes assinalam o uso dos saberes advindos de sua formação técnica.

Biografia do Autor

Marcelo Santos Marques

Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1990) e em Estudos Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (1984), mestre em Educação (2003) e doutor em Sociologia (2009), ambos realizados na Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor efetivo e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Rafael Araujo da Costa

Estudante do curso técnico de Telecomunicações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, bolsista de iniciação científica

Vinicius da Silva Vieira

Estudante do curso técnico de Telecomunicações do Instituto Federal de Educação, Ciência e  Tecnologia do Ceará - IFCE, bolsista de iniciação científica

Downloads

Publicado

2017-03-25

Como Citar

MARQUES, Marcelo Santos; COSTA, Rafael Araujo da; VIEIRA, Vinicius da Silva. USO DO CONHECIMENTO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES: INSIDERS E OUTSIDERS. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 6, p. 156–166, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i6.9308. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/9308. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)