Trabajo docente

el desafío de reinventar la evaluación en tiempos de pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i23.44225

Palabras clave:

Evaluación. Formación de profesores. Pandemia

Resumen

Este artículo trae a la escena una reflexión exploratoria sobre los desafíos planteados a los maestros, con respecto a la reinvención de los procesos de evaluación de los cursos de educación a distancia, dado el momento experimentado por COVID 19. Para este debate, se supone que la evaluación Siempre ha sido un desafío para el maestro, ya que la acción de evaluar presupone opciones que, muchas veces, están vinculadas por las definiciones de políticas públicas. En la actualidad, cuando la pandemia ha cambiado el ritmo de vida de las personas, la evaluación en educación a distancia, que se llevó a cabo en persona, tuvo cambios para cumplir con las especificaciones determinadas por el aislamiento social. En este escenario, es necesario repensar la evaluación y la posibilidad de reflexionar sobre el tema, en un proceso de educación continua que comienza. La educación continua de los docentes es evidente en la construcción de la subjetividad individual y colectiva.

Biografía del autor/a

Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado Sanduíche pela Universidade do Porto. Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialização em Educação pelo CEPEMG. Especialização em Psicopedagogia pelo CEPEMG. Especialização em Direitos Humanos pelo CES. Especialização em Temas Filosóficos pela UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, educação, ensino-aprendizagem, trabalho e educação, gestão, educação a distância e trabalho docente.

Mara Lúcia Ramalho, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, lotada na Diretoria de Educação a Distância (DEAD). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC/MG (2016); Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP (2006); formação em pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG/ Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina- FAFIDIA (1997). Diretora da Diretoria de Educação Aberta e a Distância da UFVJM. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado profissional) com atuação na linha de pesquisa: Educação, sujeitos, sociedade, história da educação e políticas públicas educacionais. Prioriza as discussões sobre as temáticas: políticas públicas; educação a distância; educação, cidadania, direitos humanos e gestão de instâncias (municipal, estadual e federal) e instituições escolares. Vice coordenadora do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFVJM.

Virgínia Coeli Bueno de Queiroz, Universidade Estadual de Minas Gerais

Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação: Concepção, Implementação e Avaliação. Possui Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, graduação em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG). Atualmente, atua na Coordenação Pedagógica do Colégio Loyola. Tem experiência na área da educação, como professora e coordenadora pedagógica, com ênfase nos seguintes temas: currículo, formação de professores, ensino-aprendizagem, legislação educacional, trabalho docente e educação a distância.

Citas

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Publicado

2020-06-15

Cómo citar

PASCHOALINO, Jussara Bueno de Queiroz; RAMALHO, Mara Lúcia; QUEIROZ, Virgínia Coeli Bueno de. Trabajo docente : el desafío de reinventar la evaluación en tiempos de pandemia. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 23, p. 113–130, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i23.44225. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/44225. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

Dossiê

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