PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID/LETRAS

Autores/as

  • Claudio Silveira Maia
  • Mileide Terres de Oliveira
  • Cleide Moreira da Cruz
  • Pamela Cristina Silva Souza

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i12.6577

Resumen

Este trabalho vem relatar as ações do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência (PIBID) de letras em uma escola da rede pública de Ensino Fundamental no município de Juína-MT. Com a oportunidade de um contato direto com os desafios do ensino/aprendizagem buscamos nessa atuação fazer uma reflexão crítica sobre as dificuldades dos alunos em relação à leitura e escrita no aprendizado da língua portuguesa. Na perspectiva teórica do uso da linguística para o ensino de língua portuguesa em sala de aula, o projeto PIBID/Letras proporciona oportunidades de progresso aos seus discentes, e desenvolve a capacidade reflexiva e comunicativa de seus alunos, numa perspectiva de utilização da língua portuguesa em situações do cotidiano.

Biografía del autor/a

Claudio Silveira Maia

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor Titular dos Programas de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Contábeis e Administração do Vale do Juruena e do Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena, mantidos pela AJES, em Juína-MT.

Mileide Terres de Oliveira

Mestranda do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística pela UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso - no campus de Cáceres-MT. Bolsista CAPES, atua na área da descrição e análise de línguas indígenas, especificamente a etnia Rikbaktsa, habitantes localizados no noroeste do Mato Grosso.

Cleide Moreira da Cruz

Bolsista PIBID/Letras. Graduanda do III termo do curso de licenciatura em Língua Portuguesa/ Inglesa e respectivas Literaturas do Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena – AJES.pamelacris_letras@hotmail.com

Pamela Cristina Silva Souza

Bolsista PIBID/Letras. Graduanda do III termo do curso de licenciatura em língua portuguesa/ inglesa e respectivas literaturas do instituto superior de Educação do Vale do Juruena – AJES.

Publicado

2017-03-16

Cómo citar

MAIA, Claudio Silveira; OLIVEIRA, Mileide Terres de; CRUZ, Cleide Moreira da; SOUZA, Pamela Cristina Silva. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID/LETRAS. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 109–117, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i12.6577. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6577. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Artigos