Sujeitos da aprendizagem e tramas do ensino na contemporaneidade

Autores/as

  • Jesus Garcia Pascual Universidade Federal do Ceará

Resumen

Pesquisas, práticas docentes e reflexões pessoais realizadas durante os últimos anos dão ensejo a este trabalho que mostra as fraturas encontradas na prática docente-discente na universidade. As fraturas revelam a distância significativa entre a qualificação teórica dos professores universitários - na sua maioria doutores - e os resultados que apresentam as avaliações que seus alunos obtêm no ENADE. Tal fenda se deve, em parte, à falta de preparação pedagógica dos professores. O texto traz reflexões sobre três temas, que embora diferentes, são complementares, a saber: a) o mal-estar na educação contemporânea, b) as vicissitudes dos sujeitos envolvidos no ensino e na aprendizagem (professores e alunos) e c) tramas no ensino superior entre distúrbios, dificuldades e problemas de aprendizagem. Ciente da responsabilidade que nos outorga a profissão do magistério, os temas tratados no texto estão balizados na reflexão, na epistemologia e na ética, procurando que a prática docente seja cientificamente excelente, intelectualmente reflexiva, socialmente comprometida e moralmente ética.

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Biografía del autor/a

Jesus Garcia Pascual, Universidade Federal do Ceará

Professor adjunto do Departamento de Psicologia da UFC.Doutor em Educação.

Cómo citar

Pascual, J. G. (2013). Sujeitos da aprendizagem e tramas do ensino na contemporaneidade. Revista De Psicologia, 4(1), 52–62. Recuperado a partir de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/790

Número

Sección

Artigos