Política de Assistência Social, Compromisso Social e Pandemia de Covid-19: (re)fazendo Práticas no CREAS // Social Welfare Policy, Social Responsability and the Covid-19 Pandemic: (re)building Some Measures in CREAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.14.2023.e023023

Palabras clave:

Assistência social, Psicologia, CREAS, Compromisso social, Covid-19

Resumen

Este trabalho visa analisar e discutir as estratégias desenvolvidas por psicólogas e psicólogos atuantes em CREAS da mesorregião norte do estado de Minas Gerais, entre os meses de março e dezembro de 2020, que vão ao encontro de um paradigma de atuação que desvela o compromisso social com o fazer da Psicologia na Política de Assistência Social. Trata-se, portanto, de um recorte de pesquisa quanti-qualitativa, descritiva e transversal que contou com a participação de 13 psicólogas e 6 psicólogos atuantes em CREAS de 19 cidades da região norte mineira. Como visto, o cenário pandêmico promoveu e acentuou dificuldades e obstáculos vivenciados nesse equipamento socioassistencial. Todavia, diante desse contexto, as e os profissionais participantes desenvolveram e implementaram em sua práxis cotidiana variadas estratégias para assegurar o atendimento da proteção social especializada a quem dela necessitava, em um cenário caracterizado pelo aumento de violações de direitos e distintas formas de violência contra grupos historicamente subalternizados. Por fim, as estratégias desenvolvidas podem ser lidas sob a ótica do compromisso social com a transformação das condições de vida do público usuário do CREAS.

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Biografía del autor/a

Nilson De Jesus Oliveira Leite Júnior, Universidade de São Paulo

Bacharel em Psicologia pela Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna - FASI. Mestrando em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo - USP. Pós-graduando (MBA) em Gestão de Pessoas pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ-USP. Pós-graduando em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Espírito Santo/Sistema Universidade Aberta Capixaba - UFES/UnAC. Especialista em Gestão de Projetos e Programas Sociais pelo Grupo Educacional FAVENI. Participa como membro associado do Núcleo Montes Claros da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO e do Núcleo ABRAPSO Popular. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas na Assistência Social - GTEPAS/FASI, do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Serviço Social - GEPSS/UNIMONTES, do Grupo de Pesquisa Psicologia Crítica e Ação Política - USP, do Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Movimentos Sociais e Políticas Sociais - TraMPoS/USP, do Grupo de Estudos Ignacio Martín-Baró - PROLAM/USP e do Observatório do Trauma Psicossocial - USP/UNIFESP.

Jaciany Soares Serafim, Centro Universitário Funorte

 Professora do Centro Universitário FUNORTE e Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI) e Centro universitário PITÁGORAS (FIPMOC). Coordenadora do grupo de pesquisa GTEPAS (CNPQ).Mestra em Desenvolvimento Social pela Unimontes/mg. Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora PUC/CES. Tutora da Liga Acadêmica de Psicologia Social (LAPS). Vice presidenta da Associação Brasileira de Psicologia Social Regional Minas Gerais(ABRAPSO). Coordenadora do núcleo ABRAPSO de Montes Claros. Membra do Comitê de crise da Pandemia do CRP-MG. Coordenadora da Comissão de Assistência Social no CRP/subsede -norte. Possui experiência na área de Psicologia social com ênfase no Sistema Único de Assistência Social.

Viviane Bernadeth Gandra Brandão, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -PUC-Minas. Mestra em Estudos Culturais pela Universidade FUMEC. Assistente Social e licenciada em Letras/Espanhol. Docente do Departamento de Política e Ciências Sociais- curso de Serviço Social e do Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental - HUCF/UNIMONTES. Compõe o corpo editorial da Revista Educação, Escola & Sociedade e da Revista Serviço Social em Perspectiva. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social - GEPSS (DGP/CNPQ). Temas de interesse investigativo: Formação Profissional, Políticas Públicas Educacionais, Diversidades, Inclusão, Movimentos Sociais e Cultura.

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Publicado

2023-09-05

Cómo citar

De Jesus Oliveira Leite Júnior, N., Soares Serafim, J., & Gandra Brandão, V. B. (2023). Política de Assistência Social, Compromisso Social e Pandemia de Covid-19: (re)fazendo Práticas no CREAS // Social Welfare Policy, Social Responsability and the Covid-19 Pandemic: (re)building Some Measures in CREAS. Revista De Psicologia, 14, e023023. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.14.2023.e023023