EXEMPLOS DE USO EM DICIONÁRIOS ESCOLARES BRASILEIROS PARA A LEITURA E A PRODUÇÃO TEXTUAL
Resumo
Exemplo lexicográfico é aqui concebido sob a perspectiva da metalexicografia e da Teoria da Multimodalidade. A escolha deste estudo se justifica pela importância dos exemplos como paradigma informacional, pois assumem variadas funções comunicativas na composição do verbete lexicográfico. O estudo tem como objetivo classificar e analisar as funções do exemplo lexicográfico em dicionários escolares brasileiros. Para empreender a análise, tomo por base o estudo de Hernández (1994), de Humblé (2001), de Pérez (2000), de Calderón Campos (1994). Para análise da face visual do exemplo, levo em conta as contribuições dos teóricos ligados à teoria da multimodalidade, como Kress e van Leeuwen (2006). O material de estudo é formado por dicionários adotados na Escola de Ensino Fundamental, como: Ferreira (2001, 2010), Kury (2001), Luft (2004), Rocha (2005), Bueno (2007), Aulete (2009) e Mattos (2010) e Sacconi (2010).Palavras-chave: Exemplo lexicográfico; Metalexicografia; Teoria da Multimodalidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
PONTES, Antônio Luciano. EXEMPLOS DE USO EM DICIONÁRIOS ESCOLARES BRASILEIROS PARA A LEITURA E A PRODUÇÃO TEXTUAL. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 31, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/1085. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).