MARCADORES SEMÂNTICO-SINTÁTICOS EM DICIONÁRIOS PEDAGÓGICOS

Autores

  • Antonio Luciano Pontes

Resumo

Este artigo relata um estudo sobre várias estratégias presentes na microestrutura dos dicionários pedagógicos brasileiros. Classificamos estas estratégias em dois tipos básicos de acordo com o corpus analisado, quais sejam: as explicações que facilitam a compreensão dos significados das unidades lexicais e as explicações que ajudam os usuários a empregar adequadamente as unidades consultadas em textos autênticos. Nestes dois tipos incluímos as categorias mais usadas pelos lexicógrafos, como por exemplo, definições por explicações, analogias, exemplos de uso e informações contextuais. Palavras-chave: lexicografia pedagógica, dicionário, definição.

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Como Citar

PONTES, Antonio Luciano. MARCADORES SEMÂNTICO-SINTÁTICOS EM DICIONÁRIOS PEDAGÓGICOS. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 28, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2307. Acesso em: 15 abr. 2024.