ANNOTATING TRANSLATION AS A MEANINGFUL METACOGNITION-ORIENTED PRACTICE IN THE TRANSLATION CLASSROOM

Autores

  • Cynthia Beatrice Costa Universidade Federal de Uberlândia
  • Igor Antônio Lourenço da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.36517/revletras.42.1.19

Resumo

Traduzir é uma atividade cognitivamente complexa que lida com um problema mal definido: selecionar apenas uma versão viável na língua-alvo a partir de uma série de possíveis escolhas para determinado texto na língua-fonte (PYM, 2003). O aprendizado de uma atividade paralela, isto é, a de anotar/comentar, pode colaborar para a realização da tradução com velocidade razoável e autoconfiança justificada (PYM, 2003), provando-se um caminho frutífero para a conquista da metacognição (ALVES, 2005; SHREVE, 2006) e de sua articulação em palavras. Argumentamos neste artigo que anotar (ou comentar) pode ser uma prática efetiva na tradução de qualquer gênero textual e desempenhar um papel relevante desde o início da formação do tradutor. Baseando-nos em uma revisão dos estudos da expertise (ERICSSON, 2001) e da pedagogia da tradução (GONÇALVES, 2020; ESQUEDA, 2020) e em nossa experiência de ensino, sugerimos que o ato de comentar a própria tradução pode: a) ser realizado como parte da prática deliberada durante o processo de tradução, b) informar honestamente alunos e instrutores sobre as dificuldades encontradas durante o processo, c) possibilitar feedback útil e d) potencialmente ampliar a metacognição dos alunos.

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Biografia do Autor

Cynthia Beatrice Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Letras Inglês, Estudos da Tradução

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Publicado

2023-08-22

Como Citar

COSTA, Cynthia Beatrice; LOURENÇO DA SILVA, Igor Antônio. ANNOTATING TRANSLATION AS A MEANINGFUL METACOGNITION-ORIENTED PRACTICE IN THE TRANSLATION CLASSROOM. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 42, 2023. DOI: 10.36517/revletras.42.1.19. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/85255. Acesso em: 4 mar. 2024.