Título Padrão

Autores/as

  • Luiz Ricardo Rech

DOI:

https://doi.org/10.36517/arf.v2i4.18973

Palabras clave:

Tempo. Criação. Memória. Duração.

Resumen

Há uma forte relação entre a filosofia de Bergson e a arte. A tendência do seu pensamento ao estudo das questões psicológicas estabelece um diálogo constante com a arte, seja pelo uso da metáfora e das imagens poéticas, seja pelas referências que se encontram em seus textos, principalmente no que diz respeito ao estudo da subjetividade. Por outro lado, analisando-se a obra de Proust pode-se perceber ali, em muitos momentos, um claro exemplo do que Bergson chamou de duração pura. Duas podem ser as aproximações: a duração segundo a qual se constrói o personagem narrador de No Caminho de Swann; e as memórias do próprio autor, fundamentais para a criação do ambiente onde os perfis psicológicos se desenvolvem mediante a sua expressão artística. Nesse intercurso, parece-nos viável propor, dessa forma, um paralelo entre o ato livre pautado na duração e a produção artística como expressão da duração daquele que cria, tomando por base a interpretação bergsoniana dessas questões.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2010-08-01

Cómo citar

Rech, L. R. (2010). Título Padrão. Argumentos - Revista De Filosofia, 2(4). https://doi.org/10.36517/arf.v2i4.18973

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.