“A vida é uma janela de vulnerabilidade”: vírus, monstruosidades e biopolítica a partir das leituras de Donna Haraway e Michel Foucault
DOI:
https://doi.org/10.36517/arf.v17i1.95837Palavras-chave:
Biopolítica. Ciborgue. Monstruosidade. Donna Haraway. Michel Foucault.Resumo
O objetivo deste artigo é, a partir da leitura oferecida por Donna Haraway, apresentar e discutir algumas de suas propostas sobre a Biopolítica. A bióloga e filósofa norte-americana vai falar de uma Biopolítica artefatual e apontar que várias noções médicas, tais como “contágio”, e todo um léxico da imunologia é marcado por um discurso colonizante em que um estrangeiro/estranha quer invadir, ocupar e destruir um território até então limpo e puro. Esse corpo invadido torna-se monstruoso. A autora parte, então, para um diálogo com a ficção científica produzida por autoras negras norte-americanas para oferecer uma reflexão sobre a monstruosidade. Embora não pretenda esgotar o tema, o artigo pretende mostrar aproximações e distanciamentos com as noções de Biopolítica formuladas por Michel Foucault.
Downloads
Referências
BOURCIER, S. Homo Incorporated. São Paulo: N-1, 2020.
FAUSTO, J. A Natureza de Donna Haraway: coiotes, xenogênese e FC. In: HARAWAY, D. A Reinvenção da Natureza: símios, ciborgues e mulheres. São Paulo: Martins Fontes, 2023.
FOUCAULT, M. A Verdade e as Formas Jurídicas. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2003.
FOUCAULT, M. Diálogo sobre o Poder. In: WADE, S. Foucault na California. São Paulo: Elefante, 2024.
FOUCAULT, M. O Nascimento da Medicina Social. In: Microfísica do Poder. Rio de Janeiro, Graal, 2009.
GUIBERT, H. Citamegalovirus. Paris: Gallimard, 2023.
HARAWAY, D. A Reinvenção da Natureza: Símios, Ciborgues e Mulheres. São Paulo: Martins Fontes, 2023.
HARAWAY, D. Le promesse dei mostri. Una politica rigeneratrice per l’autorità innapropriata. Roma: Deriva Approdi, 2019.
LEMM, V. Ideologías de Contagio y comunidades de vida. Revista Latino-americana de estúdios críticos animales. v. 11, n. 1, p. 191-207, 2024.
PRECIADO, P. Dysphoria Mundi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luis Celestino de França Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.






._._3.png)
._._._.png)