Título Padrão

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/2025n37id95868

Keywords:

Pensar, Ensinar, Aprender

Abstract

Pesquisa-se o ensino de Filosofia e suas interfaces com os atos de pensar, ensinar e aprender. Arrimado neste intento, o escrito sob relatório é apoiado na pesquisa bibliográfica e nos trabalhos de Sílvio Gallo, Lidia Rodrigo, Fernando Savater, Gilles Deleuze e Alejandro Cerletti, com objetivos de investigação interpretativa, filosófica e pedagógica. Delineia-se, por essa via, a relação do ensino supracitado com o pensamento, mostrando que, no mundo contemporâneo, se faz essencial um pensamento que não seja necessariamente dominado pela técnica, mas que conduz a refletir, contemplar e demandar pontos sobre a vida. Discute-se, com efeito, o modo como o ensino ora destacado se desloca da transmissão de conteúdos filosóficos para uma transmissão pedagógica que enseja o aprendizado e trabalha com o exercício do pensamento, como também com a reflexão sobre a existência. Pesquisa-se, ademais, a relação entre aprendizagem, ensino de Filosofia e educação, mostrando que o aprendizado filosófico respeita a sala de aula, mas não se esgota nela, pois se aproxima da experiência do pensamento e de uma ação de filosofar como modo de vida.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 1985.

ARISTÓTELES. Metafísica. Campinas: UNICAMP/IFCE, 2002.

A TARDE. Última mensagem no blog de Saramago lamenta a falta de filosofia na sociedade (2010). Disponível em: https://atarde.com.br/cultura/ultima-mensagem-no-blog-de-saramago-lamenta-a-falta-de-filosofia-na-sociedade-117950 Acesso em: 05 out.2024.

BARROS, Manoel de. Matéria de poesia. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2019.

BOFF, Leonardo. Saber Cuidar: ética do humano - compaixão pela Terra. Petrópolis: Vozes, 1999.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 28 set. 2024.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de Filosofia como problema filosófico. Tradução de Ingrid Muller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

DELEUZE, Gilles. Conversações Tradução: Peter Pal Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2007.

DELEUZE, Gilles. O abecedário de Gilles Deleuze: uma realização de Pierre-André Boutang, produzido pelas Éditions Montparnesse, Paris. 1988-1989. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B347KgD-3KhNcGdBemhqS3N0b1U/view?resourcekey=0-MgJ6Y1BbtQuU88mqJyQ30A. Acesso em: 06 out. 2024.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

GALLO, Sílvio. Ensino de Filosofia: teoria e prática. Ijuí: Unijui, 2004.

GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de Filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012.

GALLO, Sílvio. Deleuze e a educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

GALLO, Sílvio; GUIDO, Humberto; KOHAN, Walter Omar. Princípios e possibilidades para uma metodologia filosófica do ensino de Filosofia: história, temas, problemas (2013). Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/401647/1/Filosofia%20e%20forma%C3%A7%C3%A3o_Vol_2.pdf

Acesso em: 05 out.2024.

HEIDEGGER, Martin. Que é uma coisa? Lisboa: Edições 70, 1992.

HEIDEGGER, Martin. Serenidade. Lisboa: Instituto Piaget, 1959.

SAVATER, Fernando. As perguntas da vida. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SAVATER, Fernando. O meu dicionário filosófico. Lisboa: Dom Quixote, 2000.

RODRIGO, Lidia Maria. Competências e habilidades na nova BNCC. Como fica a Filosofia?(2023). Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/cadernosNefi/article/view/14297/8622

Acesso em: 29 set.2024.

Published

2025-07-30

How to Cite

SILVA, Pedro Rogério Sousa da; CHAGAS, Eduardo Ferreira. Título Padrão. Revista Dialectus - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 37, n. 37, p. 313–322, 2025. DOI: 10.36517/2025n37id95868. Disponível em: https://www.periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/95868. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Artigos Fluxo Contínuo