O conector adversativo "mas": matizes semânticos e intencionalidade discursiva em artigos científicos
DOI:
https://doi.org/10.36517/ep15.96355Palabras clave:
conector adversativo “mas”, matizes semânticos, intencionalidade, artigos científicosResumen
A compreensão e a elaboração de qualquer gênero textual/discursivo preveem a necessidade do uso consciente das estruturas disponíveis em nossa língua. Um dos gêneros que mais circula no ambiente acadêmico é o artigo científico, que tem como finalidade principal divulgar uma pesquisa proveniente de uma investigação. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar os matizes semânticos do conector adversativo “mas” em artigos científicos, evidenciando sua relação com a intencionalidade discursiva dos usuários responsáveis pela elaboração textual na construção argumentativa. Desdobram-se, assim, os objetivos específicos: a) identificar e descrever matizes semânticos do conector adversativo “mas” em artigos científicos; b) investigar de que maneira os usos do conector adversativo “mas” refletem a organização textual e discursiva para a concretização dos propósitos comunicativos dos autores. Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratório, descritivo e analítico, tendo como embasamento teórico estudos desenvolvidos por Castilho (2014), Neves (2011), Koch e Elias (2016), Marcuschi (2008), Koch e Travaglia (2001), Antunes (2009; 2010), entre outros. Foi constatado que o “mas” é utilizado como mecanismo linguístico-discursivo que direciona e reforça a construção argumentativa, concretizando a intencionalidade do autor em artigos científicos. Torna-se crucial para o desenvolvimento do letramento acadêmico compreender as diferentes estruturas argumentativas e as estratégias necessárias para garantir coesão, organização e intencionalidade textual-discursiva em produções de divulgação do conhecimento científico.
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UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. Portal de Periódicos da Universidade Estadual da Paraíba. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/. Acesso em: 15 jul. 2025.
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