O conector adversativo "mas": matizes semânticos e intencionalidade discursiva em artigos científicos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/ep15.96355

Palabras clave:

conector adversativo “mas”, matizes semânticos, intencionalidade, artigos científicos

Resumen

A compreensão e a elaboração de qualquer gênero textual/discursivo preveem a necessidade do uso consciente das estruturas disponíveis em nossa língua. Um dos gêneros que mais circula no ambiente acadêmico é o artigo científico, que tem como finalidade principal divulgar uma pesquisa proveniente de uma investigação. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar os matizes semânticos do conector adversativo “mas” em artigos científicos, evidenciando sua relação com a intencionalidade discursiva dos usuários responsáveis pela elaboração textual na construção argumentativa. Desdobram-se, assim, os objetivos específicos: a) identificar e descrever matizes semânticos do conector adversativo “mas” em artigos científicos; b) investigar de que maneira os usos do conector adversativo “mas” refletem a organização textual e discursiva para a concretização dos propósitos comunicativos dos autores. Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratório, descritivo e analítico, tendo como embasamento teórico estudos desenvolvidos por Castilho (2014), Neves (2011), Koch e Elias (2016), Marcuschi (2008), Koch e Travaglia (2001), Antunes (2009; 2010), entre outros. Foi constatado que o “mas” é utilizado como mecanismo linguístico-discursivo que direciona e reforça a construção argumentativa, concretizando a intencionalidade do autor em artigos científicos. Torna-se crucial para o desenvolvimento do letramento acadêmico compreender as diferentes estruturas argumentativas e as estratégias necessárias para garantir coesão, organização e intencionalidade textual-discursiva em produções de divulgação do conhecimento científico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

David Ruan Bezerra Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Departamento de Letras da Universidade Estadual da Paraíba

Aymmée Silveira Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Linguística, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Linguística, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Letras com habilitação em Língua e Literatura Portuguesa, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduada em Direito, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professora Adjunta da Universidade Estadual da Paraíba. Atua, principalmente, na área de Linguística, com ênfase no ensino de gramática, leitura e escrita.

Citas

ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BEAUGRANDE, Robert-Alain de; DRESSLER, Wolfgang Ulrich. Introduction to Text Linguistics. London: Longman, 1981.

CASTILHO, Ataliba Teixeira de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2014.

KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016.

KOCH, Ingedore; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2001.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção Textual na Universidade. São Paulo: Parábola, 2010.

NEVES, Maria Helena Moura. Gramática de usos de português. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

SOUSA, Maria Gilmária Vale. Artigo de pesquisa. In: SILVA, Elizabeth Maria da. (Org.) Professora, como é que se faz? Campina Grande: Bagagem, 2012.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. Portal de Periódicos da Universidade Estadual da Paraíba. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/. Acesso em: 15 jul. 2025.

Publicado

2025-11-30

Cómo citar

SANTOS, David Ruan Bezerra; SANTOS, Aymmée Silveira. O conector adversativo "mas": matizes semânticos e intencionalidade discursiva em artigos científicos. Entrepalavras, [S. l.], v. 15, p. e96355, 2025. DOI: 10.36517/ep15.96355. Disponível em: https://www.periodicos.ufc.br/entrepalavras/article/view/96355. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Funcionalismo e Linguística de Texto: interfaces e diálogos