PERFIL DO CONSUMIDOR FORTALEZENSE DE MARCAS DE MODA AUTORAL
Resumen
O presente trabalho, parte de uma pesquisa ainda em andamento do PETModa UFC, objetivou gerar pesquisas e discussões em relação ao consumo de marcas sustentáveis de moda pelo público fortalezense, levando-nos a debater sobre a consciência destes consumidores em relação a marcas que se posicionem enquanto sustentáveis. Para tal, foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas, pesquisa bibliográfica e coleta e análise de dados através da plataforma digital Google Docs. A maioria dos respondentes tinham idades entre 15 e 25 anos (73,3%), homens e mulheres que moram em Fortaleza-CE. Obtivemos trinta respostas, das quais 71,4% afirmam que a preocupação da marca com alguma questão ambiental lhe despertou o desejo de consumir o produto. Com ensino superior incompleto (56,7%), e bolsistas (32,1%) ou recebendo entre um e dois salários mínimos (25%), a maioria dos respondentes (80%) afirma que a marca demonstrar preocupação com os ciclos de produção, da criação ao descarte, tornaria esta marca sustentável. Já 86,7% deles afirma que o termo sustentabilidade poderia ser definido como a preocupação em deixar este ciclo de produção mais consciente. Com isso, pudemos observar, principalmente através da ótica da moda autoral e do marketing, que a consciência, do produtor e principalmente do consumidor, permeia os conceitos de sustentabilidade na produção de vestuário. Mesmo com a pesquisa em andamento, podemos perceber como o slow fashion e as informações passadas aos clientes pelas marcas podem construir ou reforçar a imagem de marca sustentável. Insecta Shoes (16,7%), fabricante gaúcha de sapatos veganos e Green Bag Brasil (10%), fabricante local de bolsas de borracha, foram as mais citadas pelos respondentes enquanto marcas sustentáveis que consomem ou já consumiram.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Rios, M. P., Rocha Araújo, B. J., Bezerra Almeida, B. C., Nogueira Mendes, F. R., & Nogueira Mendes, F. R. (2017). PERFIL DO CONSUMIDOR FORTALEZENSE DE MARCAS DE MODA AUTORAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4612. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29636
Número
Sección
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.