PERFIL DO CONSUMIDOR FORTALEZENSE DE MARCAS DE MODA AUTORAL

Autores

  • Marina Pereira Rios
  • Belchior José Rocha Araújo
  • Beatriz Cordeiro Bezerra Almeida
  • Francisca Raimunda Nogueira Mendes
  • Francisca Raimunda Nogueira Mendes

Resumo

O presente trabalho, parte de uma pesquisa ainda em andamento do PETModa UFC, objetivou gerar pesquisas e discussões em relação ao consumo de marcas sustentáveis de moda pelo público fortalezense, levando-nos a debater sobre a consciência destes consumidores em relação a marcas que se posicionem enquanto sustentáveis. Para tal, foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas, pesquisa bibliográfica e coleta e análise de dados através da plataforma digital Google Docs. A maioria dos respondentes tinham idades entre 15 e 25 anos (73,3%), homens e mulheres que moram em Fortaleza-CE. Obtivemos trinta respostas, das quais 71,4% afirmam que a preocupação da marca com alguma questão ambiental lhe despertou o desejo de consumir o produto. Com ensino superior incompleto (56,7%), e bolsistas (32,1%) ou recebendo entre um e dois salários mínimos (25%), a maioria dos respondentes (80%) afirma que a marca demonstrar preocupação com os ciclos de produção, da criação ao descarte, tornaria esta marca sustentável. Já 86,7% deles afirma que o termo sustentabilidade poderia ser definido como a preocupação em deixar este ciclo de produção mais consciente. Com isso, pudemos observar, principalmente através da ótica da moda autoral e do marketing, que a consciência, do produtor e principalmente do consumidor, permeia os conceitos de sustentabilidade na produção de vestuário. Mesmo com a pesquisa em andamento, podemos perceber como o slow fashion e as informações passadas aos clientes pelas marcas podem construir ou reforçar a imagem de marca sustentável. Insecta Shoes (16,7%), fabricante gaúcha de sapatos veganos e Green Bag Brasil (10%), fabricante local de bolsas de borracha, foram as mais citadas pelos respondentes enquanto marcas sustentáveis que consomem ou já consumiram.  

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Rios, M. P., Rocha Araújo, B. J., Bezerra Almeida, B. C., Nogueira Mendes, F. R., & Nogueira Mendes, F. R. (2017). PERFIL DO CONSUMIDOR FORTALEZENSE DE MARCAS DE MODA AUTORAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4612. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29636

Edição

Seção

IV Encontro de Programas de Educação Tutorial