CRIME E VINGANÇA EM UM CRIME MYSTERIOSO, DE MARY ELIZABETH BRADDON
DOI:
https://doi.org/10.36517/rdl.v1i44.94573Palavras-chave:
romance de sensação, Mary Elizabeth Braddon, circulação e recepçãoResumo
O presente artigo parte da investigação sobre o processo de circulação e recepção crítica das obras da romancista britânica Mary Elizabeth Braddon (1835 – 1915) na Província do Pará no período compreendido entre os anos de 1880 e 1900 para, em seguida, discutir a problemática do crime da vingança no romance Um crime mysterioso, tradução de Henry Dunbar; the story of an outcast, publicado em 1864. Tendo isto em vista, em um primeiro momento faz uma breve apresentação da autora e do gênero sensation novels. Em seguida, demonstra como seus romances circularam na Belém Oitocentista, seja na forma de romance folhetim, em tradução portuguesa publicada na imprensa local, seja em livrarias e gabinetes de leitura instalados na cidade. Por fim, o artigo discute o papel do crime e da vingança na economia da narrativa, atentando também para o uso do disfarce e da peripécia como estratégias narrativas importantes para a manutenção do suspense.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 , Tassiane Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
.png)




.png)