CRIME E VINGANÇA EM UM CRIME MYSTERIOSO, DE MARY ELIZABETH BRADDON

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rdl.v1i44.94573

Palavras-chave:

romance de sensação, Mary Elizabeth Braddon, circulação e recepção

Resumo

O presente artigo parte da investigação sobre o processo de circulação e recepção crítica das obras da romancista britânica Mary Elizabeth Braddon (1835 – 1915) na Província do Pará no período compreendido entre os anos de 1880 e 1900 para, em seguida, discutir a problemática do crime da vingança no romance Um crime mysterioso, tradução de Henry Dunbar; the story of an outcast, publicado em 1864. Tendo isto em vista, em um primeiro momento faz uma breve apresentação da autora e do gênero sensation novels. Em seguida, demonstra como seus romances circularam na Belém Oitocentista, seja na forma de romance folhetim, em tradução portuguesa publicada na imprensa local, seja em livrarias e gabinetes de leitura instalados na cidade. Por fim, o artigo discute o papel do crime e da vingança na economia da narrativa, atentando também para o uso do disfarce e da peripécia como estratégias narrativas importantes para a manutenção do suspense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Augusti, Universidade Federal do Pará

Doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (2006). Professora adjunta de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Pará e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará. Coordenadora do grupo de pesquisa “Esplendores do crime: narrativas de/sobre criminosos (as) do século XIX aos dias atuais”.

Tassiane Santos, Universidade Federal do Pará

Graduada no curso de Letras, Licenciatura em língua portuguesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Pará (UFPA) com a pesquisa sobre "Sensation novel" e a recepção da autora inglesa Mary Elizabeth Braddon no Brasil do século XIX. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) com pesquisa sobre a Detective Fever na Era Vitoriana e a recepção crítica de romances de sensação no Brasil oitocentista.

Downloads

Publicado

2025-11-28

Como Citar

AUGUSTI, Valéria; DAMIÃO DOS SANTOS, Tassiane Andreza. CRIME E VINGANÇA EM UM CRIME MYSTERIOSO, DE MARY ELIZABETH BRADDON. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 44, 2025. DOI: 10.36517/rdl.v1i44.94573. Disponível em: https://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/94573. Acesso em: 5 dez. 2025.