ATRIBUTOS CUALITATIVOS Y FACTORES DE SATISFACCIÓN CON EL TRANSPORTE PÚBLICO URBANO CON ÓMNIBUS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v17i1.33530

Palabras clave:

servicios, transporte público, autobús, calidad, satisfacción de los usuarios

Resumen

El crecimiento de las ciudades ha influido en la movilidad urbana. Los medios de transporte colectivo representan una manera de amenizar los problemas de locomoción, siendo la satisfacción de los usuarios uno de los principales indicadores de la calidad del servicio prestado. Objetivando identificar los atributos cualitativos y los factores que impactan en la satisfacción con la calidad de los autobuses urbanos, se realizó este estudio. Inicialmente, se hizo una investigación exploratoria y cualitativa con 25 usuarios de autobuses, levantando los atributos cualitativos. Posteriormente, se evaluó la satisfacción con tales atributos, involucrando una muestra de 203 usuarios. Resultó una correlación significativa entre la satisfacción general de los usuarios y la intención de utilizar nuevamente el servicio de transporte público. También se identificaron seis factores preponderantes para la satisfacción con el servicio de autobús urbano: atención al pasajero, información al pasajero, vehículo de transporte, servicio de transporte público, estructura de las paradas de autobús y ambiente de las paradas.

Biografía del autor/a

Elaine Görgen Strehl, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)

Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Univates (1995). Tem experiência na área de contabilidade pública e privada, sendo pós-graduada em Auditoria e Perícia Contábil, Univates (2011). Mestra em Administração pela UNISC (2018). Vice Presidente de relação com os Profissionais do CRCRS. Atuou na comissão de Estudos de contabilidade Pública (2008-2012) e na comissão da Mulher Contabilista (2013 - 2017) do Conselho Regional de Contabilidade do RS. Contadora na Prefeitura Municipal de Estrela, Professora nos cursos de graduação na Univates e sócia de escritório contábil.

Carlos Alberto Mello Moyano, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Possui graduação em Administração de Empresas - Faculdade de Ciências Econômicas do Uruguai (1978), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), com ênfase em Marketing e Recursos Humanos, doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), sob orientação do Prof. Dr. Carlos Alberto Martins Callegaro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul e Diretor do IMUR ? Instituto de Marketing do Uruguai. Atua como professor visitante nos cursos de pós graduação em: UCPel, FAI, FATEC, UNOCHAPECÓ, FASTA (Argentina), EDAN/UCSA (Paraguai).Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa, Negociações, Marketing, Administração de Vendas, Segmentação, Atitudes, Marketing Internacional, Cultura Organizacional e Comportamento do Consumidor.

Derli Luís Angnes, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Derli Luís Angnes é Mestre em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). MBA em Planejamento e Gestão Estratégica. MBA em Gestão de Pessoas. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Gestão e Organização da Escola. Pós-graduando em MBA em Controladoria e Finanças. É Bacharel em Administração e Bacharel em Ciências Contábeis. Tecnólogo em Administração de Pequenas e Médias Empresas e Tecnólogo em Gestão de Marketing. Além disso, Técnico em Agropecuária e possui uma ampla qualificação profissional nas áreas de Eletricidade, Eletrônica, Mecânica, Automação Industrial e Gestão, totalizando aproximadamente 5.100 horas em cursos de extensão e qualificação profissional realizados em sua maioria em IES e no SENAI. Foi docente titular do Curso de Aprendizagem Industrial em Eletrônica (1.200h) e do Curso de Aprendizagem Industrial em Assistente Administrativo (800h) no SENAI de Santa Cruz do Sul (RS) de 1999 a 2012. Possui experiência técnica, de gestão e no desenvolvimento e na capacitação de pessoas.Também possui experiência no ensino superior, como professor em disciplinas de administração e na pesquisa científica em ciências administrativas. Também é autor de dois livros e de inúmeros artigos científicos em administração, gestão e turismo. Além de revisor técnico de revistas científicas em administração e turismo. Atualmente dedica-se ao estudo, leitura e aprimoramento do pensamento administrativo tendo como principal interesse a pesquisa em negócios e o estudo das áreas administrativas: Gestão de Pessoas/RH, Finanças/Contabilidade, Operações/Produção e Marketing. #ORCID: 0000-0002-3774-7656 [ https://orcid.org/0000-0002-3774-7656 ] 

Citas

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Publicado

2019-04-12

Cómo citar

Strehl, E. G., Mello Moyano, C. A., & Angnes, D. L. (2019). ATRIBUTOS CUALITATIVOS Y FACTORES DE SATISFACCIÓN CON EL TRANSPORTE PÚBLICO URBANO CON ÓMNIBUS. Contextus – Revista Contemporánea De Economía Y Gestión, 17(1), 98–126. https://doi.org/10.19094/contextus.v17i1.33530

Número

Sección

Artículos