CRB (CURSO REALIDADE BRASILEIRA) NO PIAUÍ: DARCY RIBEIRO E O POVO BRASILEIRO – UM LIVRO MANIFESTO

Autores

  • Iael de Souza

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i15.6508

Resumo

CRB (Curso Realidade Brasileira) no Piauí: Darcy Ribeiro e O Povo Brasileiro – um livro Manifesto: Darcy Ribeiro é uma figura controversa. Sua atuação, durante sua trajetória de vida, é polêmica. Porém, apesar dos pesares, a obra O Povo Brasileiro apresenta contribuições relevantes e atuais para o contexto e conjuntura histórico-social presentes. E são delas que nos ocuparemos. O artigo as enfatiza e destaca, demonstrando sua importância no processo de (re)construção de um projeto político-social de cunho popular, de alma social, demonstrando as condições essenciais, segundo Darcy Ribeiro, para a passagem da “classe em si” para a “classe para si”, indo além dos interesses e necessidades de sua classe, visando os do gênero humano.

Biografia do Autor

Iael de Souza

Professora da Universidade Federal do Piauí. Mestre em Ciências Sociais pela UNESP-Marília/SP. Depto de Ciências Humanas e Educação. Pesquisadora do LABOR, UFC/CE. Coordenadora do Projeto de Pesquisa GEMPI, da UFPI/Picos.

Downloads

Publicado

2017-03-16

Como Citar

SOUZA, Iael de. CRB (CURSO REALIDADE BRASILEIRA) NO PIAUÍ: DARCY RIBEIRO E O POVO BRASILEIRO – UM LIVRO MANIFESTO. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 15, p. 36–61, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i15.6508. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6508. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos