Las plataformas de entrega y la relación entre “socios subcontratados”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i27.81017

Palabras clave:

Plataformas Digitales, Motoboys, Subcontratación

Resumen

El estudio forma parte del proyecto de investigación titulado “Trabajo, Violencia y Ciudadanía”. El objetivo fue analizar la relación de los motoboys con los "actores sociales" involucrados en la red de subcontratación forjada por las empresas de la plataforma. La investigación fue realizada en la ciudad de Natal/RN y se basó en datos primarios recolectados de veintidós (22) mensajeros que prestan servicios para diferentes aplicaciones de entrega, y en una (1) entrevista con un ex trabajador subcontratado en la empresa subcontratado por iFood. Los testimonios de estos trabajadores expusieron no solo a los actores sociales que intervienen en la dinámica de un servicio de entrega, sino también el nivel de sociabilidad que se establece entre ellos en su trabajo diario. Se constató que la relación que se establece entre los “socios” que intervienen en el servicio de entrega no siempre es armónica, de hecho, en ocasiones está marcada “por el abandono, la humillación, la indiferencia y la falta de respeto”, como se pudo identificar en los relatos de los trabajadores.

Biografía del autor/a

Ana Patrícia Dias Sales, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2011), com estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES), em Coimbra. Atualmente é professora adjunta do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais - PPEUR. É pesquisadora da temática do trabalho e suas metamorfoses com ênfase nos estudos sobre precarização, flexibilização, reestruturação produtiva, terceirização, trabalho e qualificação profissional e uberização.

Francisco José Lima Sales, Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA

Especialista em Metodologia do Ensino Superior (1994), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (1998) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Foi Professor da Universidade Federal do Maranhão, lotado no Departamento de Fundamentos da Educação, de agosto de 2002 até junho de 2010 e a partir de 2011, foi lotado no Departamento de Estudos Especializados, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é docente do Departamento de Ciências Humanas (DCH), do Centro Multidisciplinar de Angicos, da Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA). 

Cesar Sanson, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Área de docência e pesquisa: Sociologia do trabalho e Sociologia do Brasil. Possui graduação em Filosofia e História pela Pontifícia Universidade Católica - PUC-PR (1981) com especialização em Economia e Trabalho pela UFPR (1997), mestrado (2003) e doutorado (2009) na área da sociologia do trabalho pela UFPR. Em 2012 assumiu o cargo de docência superior da Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN). Entre 2015 a 2018 foi Chefe do Departamento de Ciências Sociais e entre 2014 a 2019 foi Coordenador do Curso de Licenciatura Ciências Sociais PRONERA. Atualmente é professor Associado no Departamento de Ciências Sociais da UFRN. Também é coordenador do Grupo de Estudos Trabalho, Estado e Sociedade - GETES.

Citas

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços da era digital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2018.
ABILIO, Ludmila Costhek. Plataformas digitais, uberização do trabalho e regulação no capitalismo contemporâneo. Contracampo, Niterói, v. 39, n. 1, p. 12-26, abr./jul., 2020.
_____. De motoboy invisível a entregador organizado: uberização e o trabalhador just-in-time na pandemia. In. Devastação o trabalho: a classe do labor na crise da pandemia. Brasília: Gráfica e Editora Positiva: CNTE, 2020.
DIAS, ANA PATRÍCIA(a). A terceirização da força de trabalho: precarização, desigualdade e conflitos. Natal/RN: EDUFRN, 2014.
FONSECA, Wagner de Sousa. O trabalho por plataforma digital: o caso dos motoristas da Uber. Natal/UFRN. Dissertação de mestrado, 2021.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. 2ed. Petropolis/RN: Vozes, 2017.
SALES, Ana Patrícia Dias. Trabalho e gênero: o caso das trabalhadoras terceirizadas do setor de limpeza. In: Entrecruzando saberes: gênero, sexualidade, memória e violência. Vitória da Conquista/BA: Navegando, 2020. (e-book)
SALES, Ana Patrícia Dias; SALES, Francisco José Lima. Terceirização e Segregação dos trabalhadores. In: Canto do Assum Preto. Fortaleza: dições UFC, 2018.
_____. As máquinas inteligentes e o impacto sobre os empregos. In: Revista Labor –Edição 23 Volume 01. Fortaleza: Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional –LABOR/UFC e Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional – UPEP/IFCE. Junho de 2020.
SCHOR, J. Debatendo a economia compartilhada. In: KIRA, B.; DE PAULA, P. C. B.; ZANATTA, R. A. F. Economias do Compartilhamento e o Direito. Curitiba, Editora Juruá, 2017.
SRNICEK, N. Platform capitalism. Cambridge: Polity Press, 2017.
SCHWAB, Klaus. A quarta revolução industrial. São Paulo: Edipro, 2016.
SLEE, Tom. Uberização: a nova onda do trabalho precarizado. São Paulo: Editora Elefante, 2017
TESSARINI JUNIOR, Geraldo e SALTORATO, Patrícia. Impactos da indústria 4.0 na organização do trabalho: uma revisão sistemática da literatura. Revista Produção Online. Florianópolis, SC, v. 18, n. 2, p. 743-769, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/CHICOD~2/AppData/Local/Temp/2967-10174-1-PB.pdf. Acesso em 15 de agosto de 2019.

Publicado

2022-07-10

Cómo citar

SALES, Ana Patrícia Dias; SALES, Francisco José Lima; SANSON, Cesar. Las plataformas de entrega y la relación entre “socios subcontratados”. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 27, p. 501–519, 2022. DOI: 10.29148/labor.v1i27.81017. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/81017. Acesso em: 18 may. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.