Construções identitárias e reconhecimento da diversidade numa universidade pública // Identity constructions and recognition of diversity in a public university

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.14.2023.e023027

Palabras clave:

Identidade, Diversidade, Universidade

Resumen

A ampliação do acesso de grupos minorizados ao ensino superior têm contribuído para que as universidades se reafirmem como espaços propícios à mobilização em torno de pautas identitárias. Considerando o impacto que relações de poder estabelecidos-outsiders tem sobre as construções identitárias de universitários, este artigo analisou a inserção de estudantes pertencentes a três grupos distintos – gênero feminino, raça/cor negra e diversidade sexual – e a percepção que eles tinham acerca da universidade, como uma instituição capaz de reconhecer e valorizar as diferenças. Para isso, foram realizadas entrevistas individuais e grupos focais com 22 estudantes de uma universidade federal de Minas Gerais, sendo o material analisado pelo método de análise de conteúdo. Ao ratificar a influência que vivências de discriminação exercem sobre a identidade dos estudantes, os resultados da pesquisa indicam a necessidade de medidas amplas e sistematizadas que visem a atender demandas que perpassam o preconceito, os cuidados de saúde física/mental e a atenção a fatores socioeconômicos, entre outros aspectos. Nesse sentido, são discutidas proposições apresentadas pelos universitários, considerando-se a necessidade de que sejam abertos cada vez mais espaços para que os principais impactados pelas políticas públicas de inclusão sejam ouvidos e tenham suas demandas legitimadas.

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Biografía del autor/a

Marina Carvalho Freitas, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Psicóloga pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Especialista em Clínica Psicanalítica pela PUC – Minas e Mestra em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Angelo Brigato Ésther, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

esquisador e Professor Associado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pós-doutor pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra (Portugal). Doutor e Mestre em Administração pela UFMG. Coordenador do Grupo de Pesquisa SOCIUS/UFJF, investigador do CEIS20 e professor permanente do Programa de Pós-Graduação de Administração (PPGA) da UFJF.

Joelma Cristina Santos, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Psicóloga, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e em Qualidade de Vida nas Organizações, Mestra e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho (NACE/UFSJ).

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Publicado

2023-11-06

Cómo citar

Freitas, M. C., Ésther, A. B., & Santos, J. C. (2023). Construções identitárias e reconhecimento da diversidade numa universidade pública // Identity constructions and recognition of diversity in a public university. Revista De Psicologia, 14, e023027. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.14.2023.e023027