Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Título somente no idioma em que foi redigido o artigo, sintético e objetivo.
  • Título e resumo, com respectivos descritores, estão apresentados na primeira página.
  • Título em caixa baixa, somente com as iniciais maiúsculas, exceto para nomes próprios, centralizado e em negrito; com no máximo 16 palavras, letra 12.
  • Resumo estruturado (Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusão e Contribuições para a prática). Formatado em tamanho 12 e espaçamento de 0 pt antes de depois, e espaço entrelinhas 1,5cm, seguindo o padrão do texto, somente no idioma em que se encontra redigido o artigo, sem sigla e até 200 palavras.
  • Descritores nos idiomas Português e Inglês, separados por ponto e vírgula e com iniciais maiúsculas, exceto para preposições, respeitando-se o número de três a cinco. Descritores referidos nos “Descritores em Ciências da Saúde” - DECS/LILACS/BIREME.
  • Formatado em Times New Roman, fonte 12, espaço 1,5cm entre linhas e espaçamento de 0 pt antes de depois.
  • Artigo de Pesquisa e demais categorias estruturados com as seguintes seções: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Limitações do estudo, Contribuições para a prática, Conclusão e Referências. Grafadas somente com as iniciais maiúsculas e em negrito.
  • Objetivo do estudo incorporado à Introdução, no final.
  • Utilização do termo Métodos e não Metodologia.
  • Trabalhos de abordagem quantitativa e qualitativa devem apresentar Resultados separados da Discussão.
  • No item Conclusão não há citações.
  • O estilo Vancouver encontra-se em conformidade com as Diretrizes para Autores.

Artigos de Pesquisa

Estudos destinados a divulgar resultados de pesquisa original e inédita e análise de teorias ou métodos que fundamentam a Ciência da Enfermagem ou de áreas afins. A estrutura deve seguir: Título, Resumo, Descritores, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Limitações do estudo, Contribuições para a prática, Conclusão, Disponibilidade da dados e Referências. O manuscrito deverá apresentar até 5000 palavras e um total de 30 referências.

Artigos de Revisão

Estudos de revisão crítica e sistematizada da literatura, incluindo: revisões sistemáticas de evidências qualitativas, quantitativas, de métodos mistos, metodológicas, revisões de escopo, entre outras. Segue a mesma estruturação de manuscrito original. Os manuscritos devem apresentar no máximo 5000 palavras e até 50 referências.

Carta ao Editor

Comentários de conteúdo de manuscritos publicados na revista. Serão aceitos a critério da Comissão de Editoração. A carta deve apresentar até 1000 palavras e no máximo cinco referências.

Editorial

Texto produzido a convite do(s) Editor(es) da Revista. Deve apresentar até 1000 palavras e no máximo cinco referências.

Autor Convidado

Texto produzido a convite do(s) Editor(es) da Revista. Segue a mesma estruturação de manuscrito original.