Readmissão precoce em hospital público de alta complexidade em cardiologia

  • Hermínia Ricci Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
  • Mara Nogueira de Araújo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
  • Sérgio Henrique Simonetti Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
Keywords: Readmissão do Paciente, Enfermagem, Hospitalização, Tempo de Internação.

Abstract

Objetivo: avaliar a readmissão precoce de pacientes em hospital público de alta complexidade em cardiologia. Métodos: estudo descritivo, documental e retrospectivo, realizado em instituição pública hospitalar. Resultados: dos 9.218 pacientes internados, em 2012, 729 foram readmitidos, destes, 47,9% reinternaram dentro de 30 dias após a alta hospitalar, sendo 61% homens, idade média de 57 anos, tendo o principal diagnóstico médico de doenças cardíacas (insuficiência cardíaca, tratamento de síndrome coronariana aguda, entre outros) na admissão (44,7%) e na readmissão (45,8%). A maioria foi readmitida pela mesma razão médica que motivou a primeira hospitalização. Conclusão: em consideração ao perfil da população admitida e readmitida na instituição, acredita-se que a taxa de readmissões se deve, principalmente, ao perfil dos pacientes, ponderando a alta prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, e doença arterial coronariana considerada inabordável para tratamento percutâneo ou cirúrgico na admissão.

Author Biographies

Hermínia Ricci, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
Enfermeira da Organização a Procura de Órgãos do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Residencia em Enfermagem Cardiovascular no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, com término previsto para Jan/2015. Graduada em Enfermagem bacharelado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP).
Mara Nogueira de Araújo, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
Graduada em enfermagem pela Universidade Bandeirantes (2001). Concluiu a Residência em Enfermagem Cardiovascular pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (2004). Especilização em Doação, Captação e Transplantes de Órgãos e Tecidos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (2007). Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem da USP (2012). Enfermeira chefe do ambulatório do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (04/2010 a 08/2012) - Atualmente é enfermeira chefe da Unidade de Internação Adulto I do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e presidente da Comissão de Ética de Enfermagem do Dante Pazzanese de Cardiologia.
Sérgio Henrique Simonetti, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
Enfermeiro Pesquisador - Assessoria de Pesquisa em Enfermagem do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC). Doutor e Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem da USP. Especialista em Enfermagem Cardiovascular Residência em Enfermagem Cardiovascular do IDPC. Informática em Saúde pela UNIFESP. Gestão Pública pela UNIFESP.
Published
2016-12-21
Section
Research Article