Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitários

Authors

  • Fernanda Ribeiro Borges Universidade Federal de Alfenas
  • Carolina Costa Valcanti Avelino Universidade Federal de Alfenas
  • Livia Cristina Scalon da Costa Universidade Federal de Alfenas
  • Daniela Santos Lourenço Universidade Federal de Alfenas
  • Maurício Durval de Sá Secretaria Municipal de Saúde de Alfenas
  • Sueli Leiko Takamatsu Goyatá Universidade Federal de Alfenas

Keywords:

Visita Domiciliar, Estratégia Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde, Educação.

Abstract

Objetivo: identificar as evidências científicas diponíveis na literatura  sobre as estratégias de ensino utilizadas na temática de  visita domiciliar. Métodos: revisão integrativa da literatura realizada na Base de Dados da Enfermagem, Cientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Cumulative Index to Nursing & Allied Health LiteratureResultados: foram incluídos seis artigos, com  nível VI de força de evidência. Encontrou-se diferentes estratégias e métodos de ensino relacionados à atividade de visita domiciliar como sociodrama, metodologias ativas e a realização de práticas curriculares na rede de serviços de saúde. Vivenciar a realidade social  foi uma potencialidade  encontrada pelos estudantes e,  como fragilidade, a falta de planejamento da visita.Conclusão: a principal estratégia de ensino para estudantes universitários da área da saúde é  a inserção precoce para o acompanhamento direto de famílias por meio de visitas domicilares.

Published

2017-06-12

How to Cite

Borges, F. R., Avelino, C. C. V., Costa, L. C. S. da, Lourenço, D. S., Sá, M. D. de, & Goyatá, S. L. T. (2017). Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitários. Rev Rene, 18(1), 129–138. Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/19229

Issue

Section

Review Article

Most read articles by the same author(s)