Efeitos da aplicação de uma tecnologia educativa na detecção precoce do câncer de mama

Autores/as

  • Anna Paula Sousa da Silva Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Helanno Gomes Alexandre
  • Paulo César de Almeida Universidade Estadual do Ceará
  • Lorena Barbosa Ximenes Universidade Federal do Ceará
  • Ana Fátima Carvalho Fernandes Universidade Federal do Ceará

Palabras clave:

Neoplasias da Mama, Saúde da Mulher, Tecnologia Educacional.

Resumen

Objetivo: avaliar os efeitos da aplicação de uma tecnologia educativa acerca da detecção precoce do câncer de mama. Métodos: estudo quase-experimental do tipo inquérito Conhecimento, Atitude e Prática. A amostra foi composta de 294 mulheres distribuídas em dois grupos: Grupo Experimental e Grupo Controle. Resultados: 9,5% das participantes do grupo experimental antes da intervenção educativa apresentaram conhecimento adequado e após a aplicação da tecnologia houve um aumento para 89,2%. Em relação à atitude, na detecção precoce do câncer de mama o grupo experimental antes da intervenção apresentava 69,9% e após a aplicação passou para 89,2%. Apenas 61,2% das participantes apresentaram prática adequada e após a aplicação da tecnologia este número passou para 93,7%. Conclusão: O conhecimento, a atitude e a prática sobre os exames de detecção precoce do câncer de mama das mulheres que participaram da aplicabilidade do manual educativo mostraram-se diferentes daqueles das mulheres que não participaram.

 

Publicado

2017-08-21

Cómo citar

Silva, A. P. S. da, Alexandre, H. G., Almeida, P. C. de, Ximenes, L. B., & Fernandes, A. F. C. (2017). Efeitos da aplicação de uma tecnologia educativa na detecção precoce do câncer de mama. Rev Rene, 18(3), 404–411. Recuperado a partir de http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/20074

Número

Sección

Letters to the editor

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