Conhecimentos de estudantes de enfermagem sobre distanásia
Keywords:
Estudantes de Enfermagem, Conhecimento, Futilidade Médica, Assistência Terminal, Morte.Abstract
Objetivo: avaliar os conhecimentos de estudantes de enfermagem sobre a distanásia como processo de intervenção humana em pacientes terminais. Métodos: estudo qualitativo, realizado com 28 estudantes de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior pública. O tratamento dos dados das entrevistas foi efetuado por meio da análise de conteúdo temática categorial. Resultados: verificou-se que maioria dos estudantes não compreende o significado da distanásia, apesar de conviver com situações que envolvem esta prática em seus campos de estágio. Aqueles que definiram o termo descreveram como prolongamento excessivo da vida ou morte sofrida, com muita dor, tratamento agressivo que somente prolonga o processo de morrer. Conclusão: evidenciou-se que estudantes de enfermagem apresentam conhecimentos insuficientes sobre a distanásia e há necessidades de ampliar os espaços de discussão na graduação e a realização de estudos sobre a temática relacionando-o ao processo de morte e morrer, com o propósito de preparo dos futuros profissionais de saúde.
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Published
2015-12-21
How to Cite
Matos, M. C., Rosa, D. de O. S., & Anjos, K. F. dos. (2015). Conhecimentos de estudantes de enfermagem sobre distanásia. Rev Rene, 16(6), 817–825. Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/2865
Issue
Section
Research Article