Capacidade funcional e o risco de quedas em pessoas idosas

  • Raquel Janyne de Lima Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Paraíba.
  • Cláudia Jeane Lopes Pimenta Enfermeira, Mestranda em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Paraíba.
  • Thaíse Alves Bezerra Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Paraíba.
  • Lia Raquel Carvalho Viana Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem, Residente, Hospital Universitário Lauro Wanderley, Universidade Federal da Paraíba.
  • Gerlania Rodrigues Salviano Ferreira Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem, Universidade Federal da Paraíba.
  • Kátia Neyla de Freitas Macedo Costa Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Paraíba.
Keywords: Enfermagem, Envelhecimento, Saúde do Idoso, Acidentes por Quedas, Atividades Cotidianas.

Abstract

Objetivo: avaliar a capacidade funcional e o risco de quedas em pessoas idosas. Métodos:pesquisa transversal com 122 idosos. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista com os instrumentos Fall Risck Score e Medida de Independência Funcional. Para análise dos dados foram utilizados os testes Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher para associação das variáveis. Resultados: 72,1% dos idosos já sofreram alguma queda e 96,7% apresentaram Medida de Independência Funcional superior a 104, sendo independentes funcionalmente. Conclusão: os idosos apresentaram independência completa na maioria dos itens referentes às atividades de vida diária, no entanto, possuem risco de quedas relacionado a outros fatores, como possível histórico anterior deste evento. De acordo com a Medida de Independência Funcional, os principais pontos de dependência estão relacionados diretamente às más condições sociais. Comunicação, Resolução de Problemas e Memória foram os requisitos mais afetados.
Published
2017-11-21
Section
Article