O significado de novas formas de ensinar em enfermagem psiquiátrica: percepção dos alunos de enfermagem em campo de estágio

Autores/as

  • Maria Salete Bessa Jorge
  • Norma Faustino Rocha

Palabras clave:

Educação em Enfermagem, Enfermagem Psiquiátrica.

Resumen

Há algumas décadas, iniciou-se a configuração do Movimento Brasileiro de Reforma Psiquiátrica cujo objetivo primordial consistia em questionar e combater o papel tradicional das instituições psiquiátricas e da psiquiatria enquanto saber científico. Objetiva-se investigar neste estudo o significado da experiência de Estágio na disciplina de Enfermagem Psiquiátrica, com 15 alunos que realizaram estágio curricular no campo da Saúde Mental. O instrumento utilizado foi um roteiro de entrevista e a interpretação dos dados foi realizada com base nos discursos dos entrevistados, cujo método eleito foi análise de conteúdo com construção de categorias. Os resultados alcançados revelaram possibilidades de mudanças no “Eu” dos estudantes, assim como sua relação com as pessoas portadoras de adoecimento psíquico.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20000002000011

Publicado

2000-08-21

Cómo citar

Jorge, M. S. B., & Rocha, N. F. (2000). O significado de novas formas de ensinar em enfermagem psiquiátrica: percepção dos alunos de enfermagem em campo de estágio. Rev Rene, 1(2). Recuperado a partir de http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/32748

Número

Sección

Research Article

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